Estudantes da UFJF-GV apresentam informações sobre a universidade para alunos da escola Israel Pinheiro. (Foto: Erick Campos)

Oferecer informações sobre a UFJF a alunos de escolas públicas e estimulá-los a ingressar na universidade. Este é objetivo de um projeto desenvolvido por três servidores do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares. Coordenada pelos técnicos-administrativos Erick Carvalho Campos, Leonardo Alexandrino de Almeida e Lucas Ariel Dias da Silva, a iniciativa prevê palestras em vários colégios da cidade, como a que aconteceu nesta quarta-feira, 17, na Escola Estadual Israel Pinheiro. Aproximadamente 350 estudantes dos ensinos médio e fundamental conheceram melhor o que é uma universidade federal, as principais formas de ingresso, além de outras informações.

Segundo Erick, a ideia surgiu da “observação de que poucos valadarenses estavam usufruindo desse benefício que é ter uma universidade federal ‘dentro de casa’”. O servidor, que já coordenava um projeto direcionado à comunidade acadêmica – o Guia UFJF-GV –, decidiu ampliar as informações sobre o funcionamento da instituição para o público externo, para aquelas pessoas que consideram a universidade federal como algo impossível de alcançar. “A gente tenta suprir essa demanda de informação, que é tanto o benefícios de estudar lá na UFJF como em universidades do país inteiro, junto com a viabilidade de sonhar com isso”, afirmou Erick. Ele destacou ainda que a atividade foi muito influenciada por um projeto de divulgação dos cursos de graduação do campus, desenvolvido pela professora Sibele Aquino.

Esse sonho de estudar em uma universidade federal se tornou realidade para o discente do curso de Direito do campus Kaíque Rodrigues de Freitas, 21. Agora, ele decidiu estimular outros jovens a também ingressarem na UFJF. “A partir do momento em que a gente está aqui dentro, tem uma ideia melhor. O que a gente está fazendo hoje não tinha pessoas que fizessem pela gente, a gente teve que estudar, pesquisar”, afirmou Kaíque, que é um dos seis bolsistas que atuam no projeto.

A Escola Estadual Israel Pinheiro foi a primeira a ser beneficiada pelo projeto. (Foto: Erick Campos)

E a atividade já começou a surtir seus primeiros efeitos. Apesar de ainda estar no sétimo ano do ensino fundamental, Israel Mello Alves Macedo, 13, já sabe muito bem o que precisa fazer para ser programador e criar seus próprios jogos. “Eu tenho que me esforçar para ter uma faculdade boa”. Já para seu colega de sala Lázaro Sayrom Nascimento de Souza, 13, a palestra “ajudou a descobrir o que ele quer para o futuro: fazer Direito”.

Para a diretora da escola Israel Pinheiro, Ana Cristina Marques Lemos, a iniciativa “é muito válida, por oportunizar aos alunos a vislumbrarem a possibilidade de ingresso na universidade”.

Ainda neste mês de outubro, pelo menos cinco escolas de Governador Valadares serão contempladas pelo projeto, que pretende visitar outros colégios até a primeira quinzena de dezembro deste ano. Após esta data, a equipe vai se concentrar na produção de material, que ficará disponível no site da UFJF para acesso e ainda servirá de apoio para ações futuras de divulgação da universidade. Essa segunda etapa vai até fevereiro.