Obra "Decomposição do Vermelho, Tomate e Marte" de Nickolas Garcia está na exposição (Imagem: Divulgação)

Obra “Decomposição do Vermelho, Tomate e Marte” de Nickolas Garcia está na exposição (Imagem: Divulgação)

A unidade centro do Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai ganhar uma galeria de arte, a Galeria RU. O espaço será inaugurado nesta quarta-feira, 17, e é fruto da reforma realizada no prédio. A exposição inaugural é inspirada em “O tomate”, trecho do livro Poliedro do poeta juiz-forano Murilo Mendes. A mostra intitulada “Arte e poesia no RU – Série I – Murilo Mendes O Tomate” conta com obras em gravura, foto-performance, arte digital, fotografia e desenho, em formato A3, de artistas juiz-foranos sobre o tema. A abertura da exposição ocorre às 16h30.

A valorização do trabalho de artistas da região é o objetivo da exposição, que começou a ganhar forma em um diálogo entre a coordenadora do Restaurante Universitário, Adriana Abreu, e a curadora da exposição e Pró-Reitora de Cultura, Valéria Faria, que também é umas das artistas com trabalhos expostos. Adriana salienta a importância do espaço para a região. “O objetivo é valorizar os trabalhos artísticos de talentosos alunos e servidores da UFJF e de outros artistas da cidade, num espaço de divulgação interessante para captar novos públicos e expandir a exposição dessas criações.”

Um dos artistas participantes e também co-curador da exposição, o designer Washington Silva, é autor da arte gráfica “Excursão a Marte”, e aborda por meio de memórias da sua infância em meio rural, a figura do agricultor retratado num “futuro pós-apocalíptico, em que necessitamos de usar essas proteções individuais para nos separarmos de um meio ambiente tóxico”. Ele justifica que é importante tratar desse tema no país, visto que agrotóxicos não permitidos pela Anvisa são liberados pelo governo brasileiro. O tomate é um dos alimentos que mais sofre com essas alterações. Washington, destaca o caráter democrático da arte. “A descentralização da arte é de grande interesse por parte dos artistas atuais e é de fundamental importância que o fazer artístico passe por diversas instâncias da nossa sociedade, ocupando não só espaços privilegiados, mas dialogando e rompendo com a existente cadeia hierárquica social.”

Na área fotografia, a composição “Se tomate fosse gente…”, de Nina Cristófaro, traz um manequim vermelho que, segundo ela, proporciona “a luz nos volumes que remete ao brilho da fruta”. A intenção foi também fazer alusão a uma parte do poema, em que Murilo Mendes escreve “quase uma pessoa” para se referir ao fruto.

Além das peças de Valéria Faria, Washington Silva e Nina Cristófaro, a exposição é composta por 12 obras do Coletivo Rumino, João Jacob, Paulo Alvarez, Nickolas Garcia, Helena Frade, Raphaella Lustosa e Raizza Prudêncio.

O pró-reitor de Assistência Estudantil, Marcos Freitas, destaca a importância da cultura para o meio acadêmico, que atravessa o eixo pesquisa, ensino, e extensão. Para ele, a galeria localizada em um lugar de pausa dos estudantes é uma iniciativa válida. “Humaniza o lugar, principalmente por estar em um ambiente fora de sala de aula.”

O horário de funcionamento da galeria será de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h e a entrada é franca, não só para alunos, mas para o público em geral. O RU Centro fica localizado na Rua Santo Antônio ao lado do Museu Murilo Mendes.

Outras informações: (32) 2102-3491 – Restaurante Universitário