O Restaurante Universitário (RU) do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ampliou, no final do mês de dezembro, a rede wi-fi no restaurante, visando atender melhor os usuários. A ação foi feita em parceria com o Centro de Gestão do Conhecimento Organizacional (CGCO) junto com a Pró-reitoria de Infraestrutura e Gestão (Proinfra) que aumentou a capacidade de utilização da internet. Com o novo projeto, a ampliação foi de 500 para 1.250 acessos, um aumento de 150%, por conta da instalação de mais três outros roteadores, facilitando a utilização da rede.

Segundo a coordenadora do Restaurante Universitário, Adriana Abreu de Andrade Souza, a utilização do wi-fi no restaurante apresentava problemas: “Tínhamos muitas reclamações dos estudantes porque sempre tentavam acessar a internet e, por conta da quantidade de usuários, a rede sempre caía e gerava transtornos para os próprios alunos, principalmente no horário do almoço. Foi pensando nisso que buscamos melhorar o atendimento da rede wi-fi, assim, os alunos poderão se beneficiar mais com essa melhoria”, afirma, acrescentando que a ação faz parte das propostas da nova gestão que busca melhorar as condições para a comunidade universitárias. “Por mais que pareça um detalhe, a ampliação de acessos já causa impacto na vida dos estudantes.”

O responsável pelo projeto e técnico do CGCO, Felipe Caetano, explica a atualização da rede. “Percebemos que os roteadores estavam sobrecarregados devido ao limite de usuários e por estarem em um posicionamento ruim, com muita interferência. A cobertura ficou maior por conta da distribuição dentro do restaurante e, assim, há maior facilidade de utilização.”

Os alunos que retornam às aulas já terão acesso ao novo serviço a partir desta segunda, 9. Cerca de 8 mil pessoas utilizam o restaurante, que oferece café da manhã, almoço e jantar durante o dia. Para configurar a rede wi-fi basta ter algum vínculo com a UFJF, sendo funcionário ou estudante. Saiba como configurar seu celular aqui.

Outras informações: Restaurante Universitário (RU)