Personagens criados por alunos de escola pública são transformados por estudantes do IAD (Foto: Hannah Hammoud)

Em sua visita à Escola Estadual Duque de Caxias, a pesquisadora em design de games, Letícia Perani, propôs um desafio aos estudantes: pediu que desenhassem seu próprio personagem para jogos, filmes ou quadrinhos já existentes. Agora, os resultados dessa atividade são parte de uma exposição sediada no Centro de Ciências da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), durante a 7ª Jornada de Divulgação Científica, que acontece entre os dias 17 e 20 de outubro.

O desafio foi possível por meio do projeto “A ciência que fazemos”, que leva pesquisadores da UFJF até instituições de ensino da cidade, de forma a desmistificar o trabalho feito pelo pesquisador e despertar interesse dos alunos para os mais diversos ramos da ciência.

Na Universidade, Letícia coordena o projeto de extensão “Design e Cultura dos Jogos Online”, que conta com uma atividade semanal chamada Concept Art, voltada para o estudo da concepção artística de personagens, vestuários e objetos para games. “Temos uma atividade que é o ‘Desafio da semana’. Quem vence o prêmio de melhor desenho da semana anterior decide qual vai ser a próxima atividade do grupo”, explica.

Desafio foi proposto aos estudantes por meio do projeto “A ciência que fazemos” (Foto: Sabrina Michaelis)

Um dos vencedores, o aluno do Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design (IAD) João Victor Cramonez, foi o responsável pela escolha da atividade que foi posta em prática pelos alunos da Duque de Caxias. Os desenhos feitos na escola foram coletados e os participantes do Concept Art escolheram os que mais lhes chamaram a atenção para serem redesenhados. Segundo eles, são levadas em consideração as maneiras mais apropriadas de traduzir as ideias dos desenhos originais para uma forma mais profissional e o próprio contexto de produção de um jogo.

“Foi um processo artístico muito interessante e estamos muito curiosos para saber como vai ser a reação dos jovens da Duque de Caxias ao verem seus desenhos refeitos. Na exposição, colocaremos os dois desenhos lado-a-lado, permitindo ver esse processo”, revela Perani.

Segundo a estudante da Duque de Caxias, Natália Resende, projetos como o “A ciência que fazemos” ressaltam a importância da integração entre a Universidade e a escola, em uma troca em que os dois lados saem ganhando. “É uma iniciativa muito legal, mostra aos alunos que o que eles fazem pode ser algo a mais e que, se nos empenharmos, podemos conseguir muitas coisas”, aponta.

Outras informações:
Confira os desenhos