Participam das disputas alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Os Jogos do João 2018 começam nesta sexta-feira, 28, com o desfile de equipes e as primeiras competições das modalidades coletivas. O evento é organizado pelo Departamento de Educação Física do Colégio de Aplicação João XXIII e tem o objetivo de estimular a educação através do esporte.

A competição envolve alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, nas modalidades futsal, handball, vôlei, basquete, tênis de mesa e ginástica artística. Nesta edição, as novidades ficam por conta da introdução das modalidades escalada, jiu-jitsu e judô. O sucesso do ano anterior garantiu as partidas de Just Dance como parte da programação.

Na abertura oficial, as turmas realizam uma apresentação para a comunidade escolar, com a bandeira das equipes e o grito de paz, apadrinhado por um professor, técnico ou funcionário do Colégio. Segundo o subchefe do Departamento de Educação Física, professor Flávio de Oliveira, o evento tem como objetivo estimular, acima de tudo, o crescimento pessoal . “Não queremos apenas resultados esportivos. Temos o propósito de ensinar os alunos a lidarem com a experiência competitiva de uma maneira equilibrada. Ansiamos que os alunos aprendam a usar as vitórias e as frustrações para o fortalecimento pessoal”, explica.