Da esquerda para a direita: Professor Daniel Godoy (orientador), Fabiane Santos Gavioli (mestranda), professora Ivani Credidio, professor Mateus Camaroti Laterza (co-orientador) e professor Jorge Roberto Perrout (foto: arquivo pessoal)

A preocupação com o número de mortes atribuídas ao tabagismo despertou o interesse de pesquisa da acadêmica Fabiane Santos Gavioli que, em sua dissertação de mestrado, analisou as alterações na pressão arterial e na frequência cardíaca de fumantes durante a prática de exercício físico. O experimento contou com 38 voluntários. O estudo foi e desenvolvido e apresentado no Programa de Pós-graduação em Ciência da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), campus avançado de Governador Valadares.

No trajeto da pesquisa, Fabiane comparou as respostas cardiovasculares de indivíduos não fumantes e fumantes – entre eles, sedentários e praticantes de atividade física – na realização de exercício isométrico, técnica que consiste em um treinamento estático. Para tanto, além da revisão da bibliografia, foram aplicados dois questionários: o primeiro de verificação do nível de dependência à nicotina (Teste de Fagerstron); o segundo para determinar o grau de ansiedade dos participantes (Inventário de Ansiedade de Beck). “A metodologia empregada é bastante difundida na literatura e muito utilizada em nosso grupo de estudos. Aplicamos técnicas e aparelhos considerados de grande acurácia para avaliação das variáveis cardiovasculares”, destaca a pesquisadora.

Com base no acompanhamento dos voluntários, o trabalho ofereceu dados preliminares sobre a condição e o impacto do hábito de fumar para as variáveis cardiovasculares, como explica a acadêmica: “não conseguimos observar diferença entre os indivíduos tabagistas sedentários e os não tabagistas. Contudo, aqueles que eram fumantes fisicamente ativos foram capazes de apresentar respostas benéficas proporcionadas por tal prática durante a realização do protocolo da pesquisa. Porém, é importante ressaltar que este estudo foi realizado com uma população jovem, com baixa carga tabágica e baixa dependência à nicotina.”   

Fabiane Gavioli apresentando a pesquisa no Congresso Brasileiro de Fisioterapia (foto: arquivo pessoal)

Segundo Fabiane, a dissertação contribui no reforço da importância de um estilo de vida ativo para toda a população. Ela enfatiza, também, que a atividade física comprovadamente tem efeitos benéficos para os fumantes, à medida que a prática regular pode retardar ou minimizar o surgimento de alterações cardiovasculares. A acadêmica ressalta, ainda, que o principal objetivo é a orientação no sentido de ajudar as pessoas a pararem de fumar, para prevenir o desenvolvimento de doenças.

O professor orientador da pesquisa, Daniel Godoy Martinez, acredita que a abordagem realizada por Fabiane promove um maior conhecimento sobre o tema, auxilia em uma formação mais completa para os profissionais da área e possibilita desdobramentos futuros. “Continuaremos coletando dados com o intuito de aumentar o número de voluntários para que mais análises sejam feitas, propiciando mais e melhores publicações. Além disso, outras pesquisas com tabagistas estão sendo desenvolvidas no grupo Investigação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício (InCFEx). Resultados adquiridos nesta pesquisa já foram apresentados em alguns congressos no país, incluindo congressos específicos de Cardiologia e no Congresso Brasileiro de Fisioterapia, gerando excelentes discussões acerca do tema”, diz Godoy.

Contatos:
Fabiane Santos Gavioli (mestranda)
fabianegavioli@gmail.com

Daniel Godoy Martinez (orientador – UFJF)
danielgmatinez@yahoo.com.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Daniel Godoy Martinez (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Jorge Roberto Perrout de Lima (UFJF)

Prof.ª Dr.ª Ivani Credidio Trombetta (UNINOVE)

Outras informações: (33) 3301-1000 – Mestrado em Ciência da Reabilitação e Desempenho Físico-Funcional