Estudante de Farmácia, Caroline Assis do Nascimento cursou a Educação Básica na Escola Estadual Israel Pinheiro. (Foto: Maria Clara)

O sábado, 22 de setembro, foi um dia especial para a estudante do sétimo período do curso de Farmácia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), Caroline Assis do Nascimento. Cinco anos após concluir a Educação Básica, ela retornou ao local onde cursou os ensinos fundamental e médio, para mostrar aos atuais estudantes da Escola Estadual Israel Pinheiro que o ensino superior público e de qualidade é acessível a todos.

Esta oportunidade surgiu através da Mostra de Profissões que a UFJF-GV organizou na escola que possui atualmente 1800 alunos. “Esta interação entre as instituições é muito importante. Eu percebo o quanto os estudantes estão interessados nos cursos da UFJF-GV. Antes não se sonhava com a possibilidade de ter acesso a estas oportunidades, muitos terminavam o ensino médio e já iam procurar um serviço, pois achavam que universidade pública era para quem tinha estudado em escola particular. Eu estou aqui para mostrar que não é bem assim”, afirmou Caroline.

Exemplo que inspira o estudante do terceiro ano do ensino médio e futuro advogado, Matheus Gonçalves Souza. “Eu pretendo fazer direito na UFJF, defender as pessoas, trabalhar na área de direito de família e ser colega da Dama de Ferro aqui de Governador Valadares”. A Dama de Ferro a quem Matheus se refere é Andreia Alcântara, juíza da Vara da Infância e Juventude em GV.

Também estudante do terceiro ano, Vítor Pereira Pimenta da Silva pretende cursar Artes Cênicas embora os testes vocacionais apontem uma outra alternativa. “Todos os resultados mostram que devo fazer Nutrição e a UFJF-GV tem esse curso. Então essa é uma possibilidade não só para mim, mas para tantos outros jovens que antes só pensavam em trabalhar diante da falta de uma universidade pública aqui na nossa região”.

Ana Cristina Marques Lemos, diretora da Escola Estadual Israel Pinheiro, compartilha do mesmo sentimento de seus alunos. “É um privilégio receber a UFJF-GV dentro do nosso espaço e poder oportunizar aos nossos jovens vislumbrar possibilidades de ingresso no ensino superior. Se existe uma universidade pública em nossa cidade, devemos gritar aos quatros cantos que esta universidade está aqui para eles”.

Integração enriquecedora também para os estudantes que já passaram pela educação básica e que agora estão no ensino superior. “É uma troca de experiências que proporciona aos nossos estudantes da UFJF-GV demonstrar o amor que eles sentem pela profissão que escolheram”, destacou a professora do Departamento de Farmácia da UFJF-GV, Regina Kellmann.

Matheus e Vítor poderão reencontrar Caroline, a professora Regina e toda a comunidade acadêmica da UFJF-GV já no ano que vem. Nos dias 4 e 11 de novembro ambos participarão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tentarão dar mais um passo rumo a realização de seus sonhos.

Clique aqui e confira as imagens do evento.