Campanha de divulgação dos museus locais foi lançada pela TV Integração, com presenças do prefeito de Juiz de Fora, Antônio Almas, e da pró-reitora de Cultura da UFJF, Valéria Faria (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

As cerca de 20 crianças ainda percorriam a Galeria Maria Amália, fotografando as peças históricas que compõem a exposição “Esplendor das Formas”, quando os convidados começaram a chegar. Nesta sexta-feira, 21, o Museu Mariano Procópio (Mapro) recebeu o lançamento da campanha “Faz parte da história, faz parte de você”, realizada pela TV Integração.

O trabalho, que ocorrerá ao longo de um ano, irá mostrar 15 museus de Juiz de Fora, convidando a população a conhecer esses espaços e buscando incentivar as empresas locais a apoiar suas iniciativas. Gerente comercial da Integração, Wladimir Virote explicou que a campanha busca divulgar e valorizar esses espaços culturais. “Ao longo desse trabalho, nós percebemos o carinho dos profissionais para com os acervos com que trabalham. Nossa intenção é sensibilizar a sociedade sobre esses museus, e chamar a sociedade civil organizada e as empresas a apoiarem esse trabalho.”

Já a jornalista Fernanda Lília enfatizou a necessidade do conhecimento de nossa cultura. “A arte nos inspirou a fazer essa campanha e nós queremos que mais pessoas conheçam e se reconheçam nesses museus. Não é possível falar de uma cidade sem conhecer suas raízes, sua cultura, suas tradições”,

O primeiro vídeo da série – exibido durante o lançamento – conta a história do Mapro e de seu acervo. O superintendente do Museu, Antônio Carlos Duarte, contou que a expectativa para a campanha é fortalecer os laços entre a comunidade e a instituição. “Nós precisamos fortalecer esse vínculo entre o Museu e as famílias, fortalecer a memória afetiva que a sociedade tem com o Mariano Procópio e com os demais museus da cidade. A casa de Alfredo Lage está de portas abertas para Juiz de Fora.”

Entre os convidados do evento, esteve o Prefeito Antônio Almas. Durante sua fala, apontou que a missão de todos os presentes é “conectar as pessoas com sua história e com sua identidade. Aqui, se realizam algumas coisas que a Prefeitura de Juiz de Fora se propõe, como resgatar o protagonismo da cidade no turismo”.

UFJF
Dentre os 15 museus juizforanos apresentados, oito são mantidos pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), como explicou a pró-reitora de Cultura, Valéria Faria. “A Universidade tem um patrimônio muito amplo, diverso e de valor inestimável. Desde a coleção de arte moderna que pertenceu ao poeta Murilo Mendes ao acervo do ex-presidente Itamar Franco, a uma coleção de conchas raras, às mais de 3 mil peças de artesãos de todo o Brasil. Para nós, uma ação como essa, para dar maior visibilidade a esses espaços e formar novos públicos, nos dá grande satisfação.”