Evento acontece de 1º a 4 de outubro, no Instituto de Ciências Humanas da UFJF (Foto: Freepik)

Abertas as inscrições para a 10ª Semana de Turismo da Universidade Fedeal de Juiz de Fora (UFJF). O evento acontece de 1º a 4 de outubro de 2018, no Instituto de Ciências Humanas (ICH), as inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link. Os professores Marta Irving, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Glauber Santos, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP) são os convidados para as conferências. A programação ainda inclui minicursos, rodas de conversas e Mostra de Trabalhos Acadêmicos.

Além de sua atuação na UFRJ e no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento do CNPq, Marta é pesquisadora convidada do Departamento de Geografia, da Universidade de Santiago de Compostella, na Espanha, e do Departamento Homens, Naturezas e Sociedades, do Museu de História Natural da França. Já Santos é professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH), da Universidade de São Paulo (USP Leste) e editor-chefe da Revista Brasileira de Pesquisa em Turismo (RBTUR).

Os conferencistas vão abordar aspectos econômicos e socioambientais do Turismo em tempos de crise”. Os debates serão mediados pelo professor da Faculdade de Economia da UFJF, Fernando Perobelli. São esperados cerca de cem participantes, entre alunos, professores e profissionais do turismo e de áreas afins.

Outras atrações
Atendendo às demandas dos alunos, estão previstos 18 minicursos, com temáticas diversificadas, nas áreas de Agenciamento, Eventos, Transportes, Alimentos e Bebidas, Patrimônio e Gestão Cultural, Planejamento em Turismo e Turismo de Base Comunitária. Alguns ministrantes são ex-alunos do curso de Turismo da UFJF, que atuam no mercado de trabalho e os demais.

Outras atrações são as duas rodas de conversas, com profissionais de instituições públicas e da iniciativa privada. Os debates vão abordar estratégias públicas e empresariais em meio à recessão financeira, visando demonstrar as soluções encontradas para geração de trabalho e renda, captação de recursos e criação de projetos inovadores.

A programação inclui ainda a 8ª Mostra de Trabalhos Acadêmicos, espaço reservado para alunos e professores apresentarem resumos expandidos de trabalhos de Turismo relacionados à graduação, pesquisa e extensão.

A 10ª Semana é uma iniciativa do curso de Turismo da UFJF, com apoio do Instituto de Ciências Humanas (ICH), das pró-reitorias de Graduação e de Extensão, do Centro Acadêmico de Turismo (Catur), da Rumos e da Acesso, empresas júniores de Turismo e de Comunicação, respectivamente.

As conferências acontecem na segunda-feira, dia 1º, a partir das 19h. Confira a programação completa.