Todas as sessões terão um debate sobre o filme após a exibição (Imagem: Visualhunt.com)

O Cineclube Movimento, projeto de extensão do grupo de pesquisa “CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual”, realiza a mostra “As mulheres no novo cinema alemão: uma autobiografia entre ficção e documentário”. A iniciativa tem como objetivo promover a produção cinematográfica produzida por mulheres durante o período do novo cinema alemão das décadas de 1960 e 1970.

As exibições, abertas ao público em geral e com entrada gratuita, acontecem às segundas-feiras, dias 17 e 24 de setembro, e dia 1º de outubro, sempre às 14h, na Sala de Cinema Germano Alves, no Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora.

Todos as sessões terão um debate após a exibição. O evento apresenta um recorte da variada produção cinematográfica feminina, destacando os traços comuns entre os filmes realizados por mulheres no período abordado. De acordo com a organização, trata-se de uma oportunidade única de conhecer o universo feminino da produção cinematográfica alemã, com a exibição de filmes pouco conhecidos do público.

Programação
A mostra conta com a curadoria de Jéssica Barra, estudante de Cinema e bolsista do CPCine. Jéssica desenvolve seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre o tema em questão. Foram escolhidos três filmes, de diferentes diretoras alemãs, que buscam compreender e responder a questões ainda pouco abordadas no cinema alemão, como a história da Alemanha e a situação social da mulher.

Na abertura, nesta segunda, 17, será exibido o documentário “Tue recht und scheue niemand  – Das Leben der Gerda Siepebrink” (1975), de Jutta Brückner, e com a presença da convidada Vanessa Rodrigues, mestranda do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens e pesquisadora com foco em memória e filme de arquivo.

No dia 24 de setembro, será apresentado o filme de ficção “All-round reduced personality” (1977), de Helke Sander, comentado pela curadora da mostra, Jéssica Barra.No encerramento, dia 1º de outubro, a exibição de “Alemanha, mãe pálida” (1980) de Helma Sanders-Brahms, contará com a presença de Wallace Andrioli, professor do Programa de Pós-graduação em história da UFJF e crítico de cinema.

O grupo de pesquisa “CPCine – História, Estética e Narrativas em Cinema e Audiovisual” é desenvolvido pelos professores e alunos do curso de Bacharelado em Cinema e Audiovisual e do Programa de Pós-graduação em Artes, Cultura e Linguagens do IAD da UFJF.

www.facebook.com/cinemovimento