Atualizada em 29 de outubro de 2018, às 17h31

(Imagem: Campanha Pism 2019)

O Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism 2019) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) bateu novo recorde e recebeu 34.798 inscritos. Em relação à última edição, quando o processo seletivo teve 29.609 candidatos, o aumento foi de 17%.

Foram inscritos no Módulo I do Pism 17.480 candidatos; para o Módulo II foram 10.152 inscritos e para o Módulo III, 7.111 candidatos*. O Pism 2019 oferece 2.318 vagas em 72 cursos.

O reitor Marcus David comemora o recorde. “Esse número expressivo de inscrições nos deixa muito felizes porque sinaliza a credibilidade do nosso Programa de Ingresso. Ao mesmo tempo, nos desafia a cada dia melhorar ainda mais a qualidade dos nossos cursos, oferecendo a todos e todas que escolheram a UFJF, um tempo de muito aprendizado de qualidade.”

A pró-reitora de Graduação, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, afirma que, a cada ano, o número de inscritos tem aumentado. “A decisão da UFJF por manter o ingresso por sistema seletivo próprio e, nos últimos dois anos, de destinar para ele, metade das vagas, se mostra exitosa e evidencia a confiança dos estudantes na instituição. Neste sentido, nosso retorno à sociedade é o cuidado e o zelo no aprimoramento dos procedimentos deste processo. As várias formas de divulgação utilizadas, especialmente no âmbito das escolas públicas, também têm se mostrado uma estratégia importante na ampliação do conhecimento sobre a UFJF e suas variadas opções de cursos.”

Para o pró-reitor adjunto de Graduação, Cassiano Caon Amorim, os números mostram o interesse dos estudantes e a confiança das famílias no trabalho da UFJF. “O aumento de inscritos no Pism também reflete a importância da Universidade não só nos contextos regionais da Zona da Mata, Campo das Vertentes, Médio Vale do Paraíba e Vale do Rio Doce, com o campus de Governador Valadares, mas também no contexto nacional, pois tem aumentado o número de inscritos de diferentes estados da federação.”

Do número total de inscritos, 238 solicitaram atendimento especial, além de 136 sabatistas, que não desempenham atividades aos sábados antes do pôr do sol por convicção religiosa.

Comprovante definitivo de inscrição

Os candidatos devem, agora, aguardar a emissão do comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na Área do Candidato, a partir das 15h do dia 20 de novembro até as 12h do dia 1º de dezembro. O comprovante de inscrição traz informações sobre o local de prova onde cada candidato fará o processo seletivo.

As provas do Pism ocorrem nos dias 1º e 2 de dezembro, das 13h às 17h30, em quatro cidades: Governador Valadares, Juiz de Fora, Muriaé e Volta Redonda (RJ).

Vestibular de Música

O Vestibular de Música da UFJF recebeu 64 inscritos. A seleção se dá com utilização das notas do Enem 2018. A classificação é feita em ordem decrescente do somatório das notas do Enem, em cada um dos grupos. Para desempate são cumpridos os seguintes critérios: maior nota nas competências e habilidades Ciências Humanas e suas tecnologias; maior nota nas competências e habilidades Linguagens, códigos e suas tecnologias; maior nota na redação; maior nota nas competências e habilidades Matemática e suas tecnologias; maior idade; sorteio.

São apenas consideradas as notas fornecidas oficialmente à Copese pelo Ministério da Educação.

*Números apurados em setembro de 2018.