Professora Fabíola Carlo e Taís Magalhães, estudante premiada no evento. (Foto: divulgação)

O campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV) continua colhendo frutos do empenho conjunto de docentes e estudantes da graduação. Na última semana, dois trabalhos foram premiados na 35ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica – SBPqO. Cerca de 15 estudantes representaram o campus GV na reunião da SBPqO, evento considerado o mais importante em pesquisa da área odontológica do país.

O trabalho de iniciação científica “Efeito das nanopartículas de quitosana no esmalte dentário submetido ao desafio cariogênico”, da aluna Tais Chaves Magalhães, recebeu o primeiro lugar na área de Odontopediatria, com o Prêmio Myaki Issao. Taís é discente do 10º período, e foi orientada pela professora Fabiola Galbiatti de Carvalho Carlo. Realizada pela conquista, Fabíola relaciona a premiação ao comprometimento conjunto observado na Universidade: “nossos alunos tiveram seus trabalhos de iniciação científica premiados, concorrendo com outros trabalhos de universidades do país inteiro. Essas premiações nos trazem energia para continuarmos trabalhando e batalhando. Parabenizo a todos os alunos e docentes pela dedicação”.

Estudante premiado Cezar Thaycer, em evento da SBPqO. (Foto: divulgação)

Sob orientação da professora Sibele Nascimento de Aquino, o trabalho “Complicações orais de terapia antineoplásica em câncer de cabeça e pescoço”, do estudante Cezar Thaycer Campos Carvalho recebeu menção honrosa na área de Patologia. O trabalho, que é parte de um projeto de pesquisa envolvendo pacientes com câncer de cabeça e pescoço, indicou que quando o paciente é submetido a sessões de radioterapia e quimioterapia, há maiores chances de complicações ao se comparar com pacientes submetidos a apenas uma terapia. Segundo Sibele, os estudos mostraram ainda um “predomínio de mucosite oral e candidíase entre esses pacientes, sendo a mucosite associada tanto à radioterapia quanto à quimioterapia. São complicações que afetam a qualidade de vida do paciente em tratamento oncológico e que possuem alta incidência”.

Ainda de acordo com Sibele Aquino, a importância da participação de estudantes da UFJF-GV na atividade se dá pela relevância e magnitude do evento, além da qualidade dos trabalhos apresentados lá. A Reunião da SBPqO é a divisão brasileira do International American Dental Research. A edição de 2018 foi realizada entre os dias 2 e 4 de setembro, em Campinas.