Os vestibulares seriados são formas de ingressar no ensino superior no Brasil. O processo se mostra vantajoso e pode ser uma oportunidade a mais para que estudantes de ensino médio possam alcançar a aprovação em uma instituição. Na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) existe o Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism), criado há mais de 18 anos. Nesta edição o exame será realizado nos dias 1 e 2 de dezembro. As inscrições para os módulos I, II e III podem ser feitas até as 18h do dia 27 de agosto, por meio do site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).

O Pism é dividido em três etapas, cada módulo corresponde ao período letivo do aluno. As provas têm o conteúdo estabelecido previamente e são aplicadas ao final de cada ano. Além disso para concorrer a uma vaga na UFJF é necessário ter feito todos os módulos e não ter repetido nos dois últimos anos do ensino médio. Saiba algumas vantagens de realizar o processo.

Conteúdo separado por módulos

“Estudar a matéria de ano em ano e, assim, fazer as provas é bem menos angustiante.

“Estudar a matéria de ano em ano e, assim, fazer as provas é bem menos angustiante”, considera Larissa (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Ter o conteúdo dividido por módulos anuais é uma das vantagens para quem busca o ingresso na UFJF pelo Pism. Os temas cobrados nas provas acompanham o que é trabalhado durante o ano. A graduanda de Direito do 2 ° período, Larissa Duque de Paula Gonçalves, 18, destaca a importância da separação por módulos. “Estudar a matéria de ano em ano e, assim, fazer as provas é bem menos angustiante. A acumulação de pontos que o processo seriado oferece também é muito importante. Se você não foi bem ou não estudou o suficiente em um ano do Pism, há o próximo para compensar os estudos e os pontos.”

Os módulos I e II do processo equivalem a 120 pontos, e tem peso 2 e 3, respectivamente. O último módulo vale 140 pontos e possui peso 5. As provas são compostas por questões objetivas e discursivas. No módulo III, o candidato precisa escolher o curso pretendido, e fará provas discursivas de acordo com a área da opção desejada. A pontuação final é obtida com o somatório das notas dos três anos multiplicadas pelos seus respectivos pesos, como a fórmula  a seguir:

Pontuação Final = (pontos Módulo I) x 2 + (pontos Módulo II) x 3 + (pontos Módulo III) x 5

“Ser seriado faz com que o aluno aprofunde mais nas matérias e aprenda mais", avalia Igor (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

“Ser seriado faz com que o aluno aprofunde mais nas matérias e aprenda mais”, avalia Igor (Foto: Twin Alvarenga/UFJF)

O estudante de Engenharia Elétrica do 1° período, Igor Rezende Pereira, 18, também ressalta a relevância de se ter um processo seriado em contraponto ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). “Ser seriado faz com que o aluno aprofunde mais nas matérias e aprenda mais sobre determinado assunto, algo que pelo o Enem fica mais superficial.”

Uma oportunidade a mais

A UFJF oferece a possibilidade de tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e pelo Pism, ao mesmo tempo. Desde o ano passado os dois processos contam com 50% do total de vagas cada. Para alguns estudantes, como Larissa, o vestibular seriado é uma chance a mais para conquistar a aprovação. “Minha primeira opção de universidade sempre foi a UFJF, portanto, o Pism significou pra mim mais uma oportunidade de concorrer a uma vaga aqui.”

Menor concorrência e regionalidade

O processo apresenta menor concorrência do que o Sisu, já que os candidatos concorrem apenas com pessoas inscritas no último módulo do Pism, diferentemente do Enem que as vagas são disputadas com pessoas do país todo. A estudante de Farmácia do 1° período, Nayra Júlia Pereira, 18, que ingressou no curso por meio do processo seriado, considera o exame uma forma mais precisa de avaliar o aluno. “A avaliação do estudante acaba sendo mais justa, a matéria das provas é relativa ao ano de estudo. O Pism é uma excelente porta de entrada para quem deseja ingressar na UFJF.”

Além disso, o processo oferece aos ingressantes a possibilidade de se fazer as provas em quatro cidades: Governador Valadares (MG), Juiz de Fora (MG), Muriaé (MG) e Volta Redonda (RJ). Esse fator dá ao Pism o caráter regional, os candidatos da localidade buscam o ingresso na Universidade por meio dele.

Outras informações: (32) 2102-3738/3755 – Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese)