A estudante Juliana com o trabalho apresentado durante o congresso. (Foto: Arquivo pessoal)

A estudante do sétimo período do curso de Medicina, Juliana Garanito de Aquino, representou o campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-GV), no 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, realizado entre os dias 26 e 29 de julho, na Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro. O evento foi organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco).

Orientada pela professora Viviane Helena de França, Juliana apresentou o trabalho “Acessibilidade aos serviços de saúde pelos chefes de família em extrema pobreza: estudo no município de Ribeirão das Neves, Minas Gerais”, na modalidade oral. “Realizamos entrevistas na região para caracterizar os principais problemas vivenciados na qualidade de vida e acesso à saúde pelos chefes de família em extrema pobreza de Ribeirão das Neves e refletir sobre possíveis sugestões para melhorias nesses territórios” destacou Juliana.

Segundo a estudante, os resultados da pesquisa demonstram a necessidade  “de reforçar os processos de empoderamento da sociedade visando a construção de soluções menos paliativas e mais sustentáveis, bem como a implementação de políticas públicas sobretudo nos territórios de extrema pobreza”.

Juliana ressalta que o desenvolvimento do trabalho é reflexo de sua participação em um projeto de Iniciação Científica.  “O acadêmico passa a ter um contato mais próximo com a pesquisa e a produção científica, além de ser uma ferramenta que possibilita ao aluno oportunidades de produzir conteúdo científico que enriquece sua formação, agregando experiência profissional e pessoal”.