Oito docentes terão atuação no campus sede e um no campus de Governador Valadares

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) realizou, nesta quarta-feira, 15, a cerimônia de posse de novos servidores da instituição. Ao todo, nove docentes tomaram posse, sendo oito com atuação no campus sede e um no campus de Governador Valadares.

No anfiteatro do Centro de Ciências, a pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFJF, Katia Maria Silva de Oliveira e Castro, ressaltou as possibilidades da docência e o compromisso da instituição com a sociedade.”Vocês acabam de ingressar em um instituição com enorme potencial. Como grandes pesquisadores que são, façam de seus alunos também grandes alunos. Façam a diferença na vida dessas pessoas com o grande conhecimento que vocês hoje agregam a essa instituição. Mostrem que são capazes, sejam verdadeiros servidores públicos”, pontuou.

A vice-reitora da UFJF, Girlene Alves da Silva, destacou os desafios enfrentados pelo ensino público e as responsabilidades dos recém-empossados.”É neste cenário de crise que vocês tomam posse. Para além de ser um bom pesquisador e um bom professor, precisamos também de pessoas engajadas na luta pela permanência da educação pública. Chamo vocês também para o compromisso em fortalecer a UFJF na luta pela diversidade. Uma universidade que fecha os olhos para o preconceito não pode ser chamada de uma instituição de ensino”, afirmou.

Confira mais fotos da posse

Andyara do Carmo Pinto Coelho Paiva, empossada como professora do Departamento de Enfermagem aplicada, cursou a graduação e mestrado na UFJF e doutorado no Rio de Janeiro. Estava na Universidade Federal de Viçosa (UFV) quando foi aprovada no concurso e escolheu “voltar para casa”. “No meio do curso entrei em contato com práticas educativas e senti o interesse em lecionar. A UFJF é uma instituição que sempre quis muito contribuir e hoje estou junto com o corpo docente que tanto me ensinou, somando a eles.”, pontuou

Francis Moreira Borges, foi professora substituta em duas oportunidades na UFJF e agora assumi o cargo no Departamento de Parasitologia, Microbiologia e Imunologia. “Trabalhei com pesquisa desde a graduação e por isso fiz o mestrado logo que me formei. Tenho muitas expectativas com os futuros projetos de pesquisa na graduação e estou muito animada em iniciar os trabalhos.”

Ruy Freitas Reis, empossado no Departamento de Ciência da Computação, é integrante da primeira turma de graduandos da Engenharia Computacional, fez o mestrado na Universidade e concluiu o doutorado recentemente e acumula expectativas com o novo cargo. “Sempre gostei de dar aulas. Tive contato ainda na graduação com a possibilidade de dar aulas particulares e me sentia muito bem. Quando fui fazer mestrado e doutorado desenvolvi ainda mais esse gosto”, relatou.

Nayara Rodrigues Medrado, docente do departamento de Direito de Governador Valadares, cursou a graduação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), foi professora substituta no campus de GV no ano passado. A posse é uma conquista que corrobora com seus interesses acadêmicos. “Sempre fui admiradora da UFJF como um todo e principalmente do campus de GV. Na minha área especificamente, criminologia, somos um ponto fora da curva, pois é feita uma formação diferenciada, menos dogmática e diferente daquilo que se espera na maioria dos cursos no Brasil. Estou muito empolgada de poder voltar e contribuir”, destacou.