Primeira colação de grau unificada do ano no campus GV entregou o diploma a 74 estudantes. (Foto: Sebastião Junior)

Amigos e familiares de 74 formandos se reuniram na tarde da última segunda-feira, 13, para acompanhar a primeira colação de grau unificada deste ano do campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV).  Na cerimônia, alunos dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Ciências Econômicas receberam o tão sonhado diploma universitário.

A felicidade e a satisfação eram sentimentos aparentemente comuns a todos os formandos. Mas por trás de cada beca e sob as dezenas de capelos havia uma história diferente.

Para a formanda em Direito Hozana Barreiros, o diploma representa “superação”. (Foto: Sebastião Junior)

Para Hozana da Costa Barreiros, 23, o título de bacharela em Direito representa a “superação de cada esforço, cada noite sem dormir, cada trabalho feito com ansiedade e com muita luta.” Mas a formatura, classificada por ela como um “dia memorável”, também marca o início de uma promissora trajetória profissional. Hozana já foi aprovada no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e além de se dedicar à advocacia pretende fazer mestrado e doutorado. Mas os planos da jovem – que estudou os ensinos fundamental e médio em escola pública – não param por aí. “Meu sonho é ser magistrada federal e eu vou batalhar para chegar até esse sonho.” E alguém duvida que ela vai conseguir?

Servidor do campus GV, Leonardo Alexandrino (centro) formou-se em Ciências Econômicas. (Foto: Sebastião Junior)

A colação de grau não deixa de suscitar emoções até mesmo em que já passou por essa experiência. É o caso do técnico-administrativo da UFJF-GV Leonardo Alexandrino, 32. Mineiro de Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte, ele veio para Governador Valadares para trabalhar como policial militar. Aqui na cidade, após concluir a faculdade de Administração, prestou concurso para o campus e foi aprovado. Praticamente na mesma época, ingressou no curso de Ciências Econômicas da UFJF-GV. Na opinião dele, essa segunda faculdade contribui tanto para a melhoria do seu trabalho na instituição quanto para a sua própria formação. “Em relação à universidade, amplia a minha percepção, porque eu consigo ter a visão do aluno também, a percepção deles sobre o trabalho dos técnicos, por ter convivido esse período todo com os alunos. E essa formação também agrega para a minha profissão. Eu sou administrador na universidade e a formação em Economia me ajuda a melhorar o meu desempenho profissional e a contribuir para o crescimento do campus”, enfatiza Leonardo.

Além dos formandos e de seus amigos e familiares, a cerimônia de ontem também foi motivo de emoção tanto para o reitor da UFJF, Marcus David – que presidiu a cerimônia – quanto para a Direção-Geral do campus de Governador Valadares.

O reitor da UFJF, Marcus David, presidiu a cerimônia. Ele destacou a importância da valorização das universidades públicas. (Foto: Sebastião Junior)

“Nós fazemos com um sentimento de dever cumprido e uma consciência muito tranquila pela certeza que nós temos de estarmos apresentando à sociedade profissionais formados com o melhor da qualidade acadêmica, com o melhor da experiência profissional”, destacou o reitor. Mencionando indicadores que demonstram a qualidade das universidades federais e do ensino no campus, Marcus David fez questão de enfatizar que eles são “a prova fundamental de que o sistema público pode oferecer serviço de excelência e de qualidade para a nossa sociedade”.

Para o diretor-geral do campus, Peterson Andrade, o momento “é importante na perspectiva de fechamento de um ciclo para os estudantes, que concluem um processo de sua etapa de vida” e também para o campus. Segundo ele, apesar dos “muitos obstáculos a vencer”, formar vários profissionais com notas de excelência nas avaliações externas “dá uma satisfação muito grande e a percepção de que o trabalho está no caminho certo”.

 

Confira abaixo as fotos da cerimônia:

Direito

Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas

Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Odontologia

Mais fotos