Reitor Marcus David recebe novos estudantes (Foto: Twin Alvarenga)

Depois de terem conhecido seus cursos nesta segunda-feira, dia 6, os 1.286 calouros da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) foram convidados a participar da cerimônia de recepção aos novos alunos da Instituição. O evento foi realizado na Praça Cívica do campus, com interpretação para libras (Língua Brasileira de Sinais). Após pronunciamento de autoridades, a sambista Sandra Portella conduziu a recepção.

Além da presença do reitor Marcus David, estiveram presentes pró-reitores, diretores de unidades acadêmicas e  de outros órgãos estratégicos da Universidade, como a Diretoria de Ações Afirmativas (Diaaf) e a Diretoria de Relações Internacionais (DRI). O evento foi aberto com um vídeo institucional, no qual alunos veteranos apresentaram a estrutura do campus aos alunos. Em seguida, os representantes do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Ana Emília e Víctor Víctor, apresentaram a organização estudantil para o corpo estudantil.

O reitor Marcus David subiu ao palco para dar as boas-vindas aos novos estudantes e demonstrar a satisfação da UFJF em receber cada um dos novos alunos. O reitor comentou sobre a ampla rede de oportunidades que a Universidade oferece, não somente em sala de aula, mas também “na área de pesquisa, de cultura, de formação para o ensino, de atuação social junto aos movimentos e a sociedade, de atuação política junto aos movimentos estudantis, de busca por inovação e tecnologia.”

Sobre o atual panorama político com relação à educação, afirmou que “lamentavelmente, o Governo não tem mostrado muita sensibilidade com a importância da educação pública superior de qualidade”, e isso tem gerado muitos desafios a serem vencidos. “A forma que temos de reagir é cada vez mais mostrar a importância e a relevância da universidade, seja com nosso trabalho, estudo e também com o engajamento na luta pela valorização do nosso ensino superior”.

O Diretor de Imagem Institucional Márcio Guerra, responsável pela apresentação do evento,  fez um convite a todos os presentes para que participem da II Semana Rainbow, evento que acontece entre os dias 9 e 19 de agosto com programação que celebra e aborda questões relacionadas à população lésbica, gay, bissexual, travesti, transexual e intersexo (LGBTTI). Haverá shows, exposições, peças teatrais, exibição de filmes, além de palestras, mesas-redondas e debates. Toda a programação é gratuita e aberta à comunidade.

O calouro do curso de Direito Israel Martins disse que espera da UFJF uma formação cidadã, além da profissional. “Achei muito bacana a ideia do evento porque chegamos na Universidade meio perdidos e com a cerimônia nos sentimos mais acolhidos”.

Caloura de Enfermagem, Luísa Gomes (Foto: Twin Alvarenga)

Juliana Coelho, caloura de História, também iniciou a graduação neste semestre. Nascida em Juiz de Fora, ela comenta sobre sua escolha pela UFJF. “Cursar História é algo que eu sempre quis e na região não temos outra Faculdade que ofereça esse tipo de formação.” A aluna já conhecia o campus, e sua estrutura foi um fator a mais em sua decisão. “Eu já conhecia o RU, já fiz minha carteirinha, fui ao Centro Acadêmico do meu curso, onde conheci alguns veteranos. Está sendo ótimo”, afirma.

Diferentemente de Israel e Juliana, Joice Teixeira, caloura do Serviço Social, não é natural de Juiz de Fora. Nascida em Tocantins (MG), ela conta que já conhecia a cidade, mas que “agora está sendo uma experiência completamente nova. Eu moro sozinha e acho que, além da vida acadêmica, essa é uma fase de amadurecimento pessoal”. A opinião é compartilhada por Luísa Gomes, que veio de Leopoldina para cursar Enfermagem na Instituição. Ela diz já ter conhecido outras pessoas de sua turma e alguns veteranos e compareceu à recepção por ter visto a divulgação nas redes sociais da UFJF. “Eu agora estou dividindo apartamento com uma amiga, que também é do meu curso, e isso torna as coisas mais fáceis, porque a gente se ajuda e divide nossas ansiedades e receios nesse momento onde tudo ainda é muito novo”.

Sandra Portella encantou os presentes com o charme de seu samba de raiz. Nem o frio ou a chuva impediram os presentes de aproveitar o show da cantora juiz-forana, indicada na categoria Melhor Cantora de Samba no Prêmio da Música Brasileira deste ano, junto a nomes como Leci Brandão e Ana Costa.

Após apresentação, foram distribuídas canecas aos novos alunos de cada curso. A iniciativa partiu da Coordenação de Sustentabilidade, órgão da UFJF que busca incentivar o uso consciente dos recursos dentro do campus. A ideia é diminuir a utilização de copos plásticos no RU ao fornecer as canecas para utilização pessoal de cada estudante.

Outras informações: (32) 2102-3911 (Cerimonial e Eventos)