Estudantes da Coreia do Sul e da Colômbia relataram como é a experiência de estudar na UFJF ao longo do Global July (Foto: Alexandre Dornelas)

Lançado em 2017 pela Diretoria de Relações Internacionais da Universidade Federal de Juiz de Fora (DRI – UFJF), o programa Global July reúne estudantes e professores estrangeiros, visando criar novas parcerias internacionais. O programa oferece vagas e cursos específicos em cinco diferentes línguas para estudantes estrangeiros vindos de universidades parceiras da UFJF.

“Nós nunca sabemos o que vamos encontrar antes de ver com os nossos próprios olhos”, avalia Jounghoon Lee (Foto: Alexandre Dornelas)

Antecipando o convênio entre a UFJF e a Busan University of Foreign Studies (BUFS), da Coreia do Sul, o estudante Jounghoon Lee recebeu uma bolsa de intercâmbio para visitar o Brasil e participar das atividades realizadas no programa. “Achei muito legal o acompanhamento dado aos alunos estrangeiros durante o programa, para conhecer a Universidade e as experiências que ela oferece.”

“Tem sido uma experiência muito boa, e nós nunca sabemos o que vamos encontrar antes de ver com os nossos próprios olhos. O Brasil é um país completamente diferente, do lado oposto do mundo. Morar aqui e experimentar a cultura é muito significativo”, avalia Jounghoon.

“Encontrei aqui algumas características que não vemos na educação colombiana, e estar dentro desse contexto enriquece muito”, diz Andres Pinto (Foto: Alexandre Dornelas)

Estudando Matemática e Física na Colômbia, Andres Pinto se interessou em participar do Global July para entrar em contato com outras culturas e áreas do conhecimento. “Inicialmente, eu escolhi a UFJF por recomendação de um familiar que estuda aqui. Encontrei aqui algumas características que não vemos na educação colombiana, e estar dentro desse contexto enriquece muito.”

Já o estudante sul-coreano Jiwoo Lee conta que escolheu aprender português por acreditar que a língua seria um diferencial para criar novas oportunidades profissionais em seu país. “Eu gosto muito de comer carne e conversar, e o Brasil é um ótimo lugar para fazer os dois”, brinca o visitante.

Também buscando uma convivência mais próxima com os cenários naturais, Jiwoo encontrou essa possibilidade na UFJF. Programando sua estadia por um mês, o estudante participou das atividades do programa ao longo de dois dias. “Estou aprendendo bastante com as aulas oferecidas e esta Universidade tem sido ótima, muito tranquila e cheia de natureza.”

“Tudo isso enriquece as discussões e oferece novas visões para o tema que trabalhamos”, aponta o professor Freddy Dominguez (Foto: Alexandre Dornelas)

O professor Freddy Ávila Dominguez, da Universidade de Cartagena (Colômbia), responsável por ministrar o curso atendido pelos três alunos, encontrou no Global July a oportunidade de dialogar com estudantes de diferentes áreas e nacionalidades. “Aqui na UFJF estou realizando o curso ‘Análises do discurso turístico’, onde procuro trabalhar as representações presentes neste discurso, especialmente sobre a cidade colombiana onde eu resido.”

A visita do professor durante o programa é resultado do convênio entre as duas universidades, germinado em 2017, quando a professora Ana Beatriz Gonçalves, da Faculdade de Letras da UFJF, estudou em Cartagena. “Essa experiência tem sido muito interessante e enriquecedora, especialmente pela oportunidade de compartilhar e construir conhecimentos com um grupo tão variado de estudantes. Tudo isso enriquece as discussões e oferece novas visões para o tema que trabalhamos”, conclui.