(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Vice-reitora Girlene Alves (à direita) conduziu a solenidade de boas-vindas no campus-sede (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) empossou 31 novos servidores nesta quinta-feira, 12.  Uma cerimônia realizada no Anfiteatro das Pró-reitorias, em Juiz de Fora, recebeu 20 novos profissionais, todos docentes. Destes, 18 vão atuar no campus-sede e dois no campus avançado. Em Governador Valadares, outros 11 servidores tomaram posse, sendo dez docentes e um técnico-administrativo em Educação, que vai atuar na área de Engenharia Mecânica.

Em Juiz de Fora, a vice-reitora Girlene Alves parabenizou a todos pela aprovação e destacou a importância do encontro. “Um evento como esse precisa ser comemorado. As universidades públicas brasileiras passam por uma crise e a luta pelo serviço público depende de nós. A UFJF não é imune a esse cenário e devemos ressaltar o quanto ela é grande em termos de responder às necessidades da sociedade, pelo seu ensino, pesquisa e extensão de qualidade.”

Sobre o processo de busca pela manutenção do trabalho público, Girlene ressaltou a importância de que os servidores estejam em todos os cenários, como nas aulas e na pesquisa, mas também na militância. “A Universidade tem tocado em temas antes evitados. Então, vocês entram em um lugar de respeito à diversidade e de zero tolerância ao preconceito.”

Representando a Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progepe), a coordenadora de Formação, Análise e Planejamento de Pessoal, Elaine Carvalho Gaudereto Sena, desejou boas vindas aos novos colegas de trabalho. Para ela, o encontro representa “um marco da realização de sonhos em estar na UFJF e a soma de trabalho e conhecimentos para a Instituição”.

Inovação
A nova professora do Departamento de Enfermagem Básica, da Faculdade de Enfermagem, Marluce Rodrigues Godinho, trilhou a maior parte de sua formação acadêmica na UFJF, incluindo graduação e mestrado. Responsável pelas disciplinas “Fundamentos de Enfermagem I” e “Administração II”, ela está com planos para inovar as aulas. “A Enfermagem faz parte da grande área da Saúde, por isso devemos pensar, primeiramente, na saúde dos nossos alunos. Existem conteúdos da nossa prática que podem ser mais dinâmicos. Uma aula sobre pensamento crítico, por exemplo, pode ser ministrada em um gramado ou em algum lugar que fuja das paredes da sala.”

Com graduação e pós-graduação no Rio de Janeiro (RJ), a docente Paula Campos Pimenta Velloso, vai lecionar as disciplinas de “Sociologia Geral”, “Sociologia do Direito Contemporâneo” e “História do Direito” no campus de Governador Valadares. “Eu me preparo para atuar na UFJF desde que comecei a me envolver com atividades acadêmicas, como a iniciação científica. Sinto que posso crescer muito profissionalmente na Universidade, porque ela investe na pesquisa e tem condições para o desenvolvimento do trabalho.” Em relação a mudança de estados, Paula conta que pretende passar os próximos seis meses estudando o local em que vai atuar. “Tenho procurado adequar minha proposta de pesquisa, que investiga como as pessoas constituem sua cidadania através do Direito, às questões sociais pertinentes à realidade de Valadares.”

Veja mais fotos da cerimônia em Juiz de Fora