(Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Durante sua estadia em Juiz de Fora, cada aluno estrangeiro conta com a companhia de um “buddy” (amigo) brasileiro (Foto: Alexandre Dornelas/UFJF)

Em busca de criar uma comunidade global no campus com a aproximação entre estudantes brasileiros e estrangeiros, a Diretoria de Relações Internacionais (DRI), da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), desenvolve o projeto Buddy. Por meio dele, alunos da graduação ficam responsáveis por apresentar os intercambistas estrangeiros à Universidade e aos costumes locais, além de esclarecer dúvidas ao longo de todo o semestre letivo. Durante sua estadia em Juiz de Fora, cada aluno de outro país conta com a companhia de um “buddy” (amigo) brasileiro.

Os novos membros se reuniram nesta segunda-feira, 9, com a coordenação para orientações gerais de recepção aos estrangeiros no segundo semestre. A iniciativa nasceu em 2015 com a proposta de acompanhar os intercambistas da forma mais próxima possível. São feitas análises prévias de compatibilidade a partir de entrevistas para unir os alunos que possuam interesses em comum.

De acordo com a coordenadora de Gestão de Pessoas, Daniela Amaral, “o projeto passou por reformulações, com novo regimento interno e setorização das atividades, para garantir uma melhor organização e leveza no acolhimento”. Ela enfatiza que, “além do seu buddy, o estrangeiro pode contar com a equipe inteira da DRI”.

Para a coordenadora geral do projeto, Renata Paschoalim, a experiência  é enriquecedora para ambos os lados do processo. “Quando penso em troca de cultura, lembro sempre de uma professora que dizia: ‘quando olhamos para o outro, encontramos muito da gente mesmo’. Queremos ajudar e acabamos tendo mais consciência de como a nossa própria Universidade funciona, prestamos atenção em detalhes que nem imaginávamos ser importantes.”

A estudante do terceiro período de Engenharia Computacional da UFJF e nova integrante da equipe, Lara de Oliveira Bisaggio, se inscreveu pelo interesse em praticar o inglês, mas conta que a motivação ganhou novas proporções. “Nunca saí do país. Com essa experiência, vou poder conhecer outras culturas de perto. Vou acompanhar uma coreana e mal posso esperar para conhecer visões de mundo diferentes.”

Projeto
O projeto Buddy está montando uma programação de atividades oficiais a serem confirmadas, com passeio pela cidade de Juiz de Fora e pela UFJF, partidas de futebol e almoço. Uma cartilha com informações gerais e detalhadas sobre questões como aeroportos do Brasil, funcionamento de ônibus, bancos e linhas telefônicas será enviada aos estrangeiros.

Uma forma de contribuir com o projeto é oferecendo moradia para os alunos estrangeiros. Nesta modalidade, podem participar tanto alunos da Universidade, como técnico-administrativos em Educação (TAEs), docentes e terceirizados. Basta preencher um formulário de inscrição. As negociações acontecem com o apoio do projeto, mas a discussão e efetivação dos termos são de responsabilidade das partes interessadas. A oferta de moradia pode ser feita tanto para o semestre letivo quanto para eventos específicos, como é o caso do Global July.

As inscrições para o projeto Buddy acontecem semestralmente. O número de vagas depende da demanda de intercambistas e varia a cada período. Participam este ano alunos do Japão, Coréia do Sul, Dinamarca, Alemanha, países da América Latina e outros países. Os alunos voluntários ganham certificado com avaliação feita pelo intercambista que acompanham. Além disso, a participação ainda rende pontos para os processos de seleção de intercâmbio.

Interessados em participar ou que queiram tirar dúvidas podem enviar um e-mail para o endereço projetobuddy@gmail.com ou acessar a página no Facebook.

(32) 2102-3389 / (32) 2102-3947 – Diretoria de Relações Internacionais