Interessados em participar dos cursos oferecidos na segunda edição do programa “Global July”, coordenado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), têm até o próximo dia 12 para se inscrever. O programa gratuito tem por objetivo fortalecer a internacionalização da Universidade, atraindo estudantes e professores estrangeiros, além de possibilitar novas parcerias.

Do próximo dia 16 até 10 de agosto, professores da Universidade e dez convidados dos Estados Unidos; da França; do Uruguai; da África do Sul; da Colômbia; e do Canadá ministrarão cursos em português, inglês, espanhol, francês e italiano. Podem se inscrever alunos da graduação e da pós-graduação da UFJF, sendo que as horas do curso podem ser aproveitadas para flexibilização curricular. As inscrições deverão ser feitas via módulo específico no Siga e serão confirmadas de acordo com a ordem cronológica dos pedidos, ficando os excedentes em fila de espera. A lista completa dos cursos com carga horária superior a quatro horas-aula, pode ser conferida neste link.

No ano passado foram oferecidos 23 cursos e, para esta edição, são cerca de 40. O aluno poderá escolher até seis cursos. Até o momento, foram inscritos 85 alunos de universidades da Argentina; da Nigéria; da Namíbia; do Paraguai; da Bolívia; do Paquistão; da Colômbia; da Rússia; da Coréia do Sul; do Chile; da Alemanha; dos Estados Unidos; do Peru; do Egito; do El Salvador; do México; da Polônia; e 500 da UFJF.

A Diretora de Relações Internacionais da UFJF, Bárbara Daibert, ressalta que o evento facilita o acesso dos alunos da Universidade em instituições de ensino ao redor do mundo. “A construção de um calendário de cursos com muitas opções  em inglês, mas também outras em francês, espanhol e italiano abre possibilidades de acolhimento de alunos das instituições parceiras da UFJF, proporcionando também a experiência da aquisição da língua estrangeira ao nosso aluno”.

Para Bárbara, uma consequência direta do evento é um reequilíbrio de acordo com países que a Universidade só conseguia enviar e não receber. “Com isso, a gente recebe e abre a possibilidade de enviar também”. Para esta edição, há muitos alunos latino-americanos, “o que reforça e intensifica laços com a América Latina em nível de educação superior. É colocar o Brasil integrado com a América Latina em um lugar de destaque. A gente se aproxima deles e eles se aproximam de nós”.

Na última semana do Global July, está prevista a realização do Cultura sem Fronteiras, no qual serão apresentadas todas as iniciativas de ensino de língua na Universidade, como o projeto de extensão Boa Vizinhança; o Projeto de Universalização de Língua (PU); o  Terceira Idade; e o Idioma sem Fronteiras. O fechamento do evento será com um representante do Núcleo Gestor do Idioma sem Fronteiras, do Ministério da Educação (MEC).

A edição 2018 do programa, lançado ano passado pela DRI, conta com a parceria das pró-reitorias de Pós-graduação e Pesquisa (Propp) e de Graduação (Prograd).

Outras informações: (32) 2102-6929 (Diretoria de Relações Internacionais)