Estudantes da Pós-graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) têm até a próxima sexta-feira, 6, para se inscreverem no curso “Endnote Online”. O sistema é uma ferramenta de gestão que auxilia na pesquisa, armazenamento, organização e compartilhamento de referências bibliográficas durante a produção de trabalhos acadêmicos. Restam 25 vagas, as inscrições são gratuitas e devem ser feitas online. As aulas são à distância, com carga horária de 30 horas, e ocorrem de 9 a 23 de julho.

Oferecido pela Biblioteca da UFJF, o curso oferece capacitação para o uso do serviço. O Endnote Online permite adicionar referências selecionadas diretamente na conta pessoal do usuário, tanto por meio de busca online, disponível no próprio sistema, quanto por pesquisa em base de dados, como SciELO, Portal Capes, LILACS, Pubmed e Google Acadêmico. Durante a produção de um artigo científico, por exemplo, o usuário pode pesquisar e salvar todas as referências encontradas de forma automática por meio da ferramenta.

De acordo com a gerente de Acervo da Biblioteca, Silvane Frazão, o curso é muito procurado, por ter uma oferta pequena, devido a sua dimensão e complexidade.  “Essa ferramenta é essencial inclusive em relação à questão de plágio. Os alunos nunca podem esquecer de citar a fonte e, gerenciando as referências, vão poder se lembrar.” Ela ressalta ainda que, “como o Endnote é um sistema que gerencia todo o processo, ele auxilia também no manuseio da própria escrita, por ser linkado ao Word e instalado no computador do usuário por meio de um passo a passo simples”.

Para participar é preciso ser aluno dos Programas de Pós-graduação stricto sensu da UFJF. Além disso, os estudantes devem ter computador com sistema Windows, acesso à internet e disponibilidade de, no mínimo, duas horas diárias para a realização das atividades. Também é preciso ter acesso ao Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) interno e externo ao campus da UFJF. O curso confere certificado de 30 horas.

Outras informações: (32) 2102-3751- Biblioteca UFJF