Termina nesta sexta-feira, 8 de julho, o prazo para devolução, na Biblioteca Central, das obras que foram emprestadas entre os dias 2 e 16 de março de 2020, cuja previsão era de entrega durante a pandemia. O setor fica aberto, de segunda a sexta, das 7h às 21h50. Após a data limite, os livros devem ser devolvidos nas bibliotecas onde os empréstimos foram feitos, conforme o horário de funcionamento de cada unidade.

Não há multa pelo período em que o livro ficou com o aluno, mas, a partir de sábado, 9 de julho, começa nova contagem e a multa passa a ser cobrada. Ainda que a gratuidade se refira somente aos livros emprestados entre os dias 2 e 16 de março de 2020 – com devolução prevista entre o período de 16 de março de 2020 a 8 de julho de 2022 -, o prazo de devolução foi prorrogado novamente, após o início das aulas presenciais, em 18 de abril, em decorrência do horário reduzido das bibliotecas e da dificuldade dos alunos em efetuar a devolução. 

Os alunos que fizeram empréstimo de livros nestas condições e não tiveram a data de devolução prorrogada até 8 de julho podem pedir o abono da multa antes do pagamento da taxa de devolução ou a prorrogação do prazo anteriormente ao momento da devolução para que não gere multa. 

Segundo a Coordenação de Difusão do Conhecimento (CDC), responsável pelas bibliotecas, a não prorrogação do prazo desses empréstimos se deu porque os alunos fizeram renovação, o que antecipa a data de devolução estendida ajustada pela Biblioteca. 

Acompanhe a UFJF nas redes sociais
Facebook: UFJFoficial
Instagram: @ufjf
Twitter: @ufjf_
Youtube: TVUFJF
TikTok: @ufjf_oficial