Uma tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou uma nova metodologia que otimiza o planejamento de sistemas de medição e monitoramento na distribuição de energia elétrica. A pesquisa foi realizada pelo acadêmico Felipe Gomes Duque, no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. Para atingir os objetivos pretendidos, ele delineou os tipos de equipamentos de medição eficientes e os pontos estratégicos para a instalação na rede elétrica, aliando a precisão ao mínimo custo possível.

O pesquisador argumenta que “a criação de uma nova técnica de estimação dos estados, adequada para a aplicação no Sistema de Distribuição Elétrica (SDE), com disponibilidade reduzida de medições – de tensão e corrente – de boa qualidade é uma das contribuições do estudo.”  A motivação para investigar a temática surgiu do interesse de Felipe em conduzir uma análise de viabilidade técnico-econômica que respalde o processo decisório de investimento no sistema de medição – com base na alocação ideal dos equipamentos.

O acadêmico também destaca a possibilidade de desenvolvimento de um método de estimação que garanta a observação e eficácia das variáveis. O doutorando ressalta, ainda, que uma das razões principais é a reflexão sobre a eficiência do sistema. “A implantação de redes inteligentes no Brasil motiva a busca de eficiência comercial e energética, o aumento de confiabilidade do sistema elétrico, a segurança operacional e sistêmica, e a sustentabilidade econômica e ambiental.”

Quanto à metodologia utilizada, o pesquisador aponta a relevância de considerar a análise topológica e o reconhecimento de demandas da rede elétrica. Para isso, ele consultou o método de Pareto, com o intuito de tratar os diferentes objetivos e chegar aos resultados da relação de custo-benefício satisfatório pretendidos na tese.

O professor orientador da pesquisa, Leonardo Willer, ressalta a importância social da tese à medida que incentiva o uso inteligente dos equipamentos de monitoramento de medição da rede, evitando erros grotescos, e barateando o custo para a empresa e ao consumidor final. “O trabalho do Felipe pode permitir o monitoramento efetivo da rede elétrica de distribuição, com redução de aporte de investimentos pelas distribuidoras e dos efeitos sentidos pelos consumidores decorrentes de problemas que eventualmente possa ocorrer na rede.”

Contatos:
Felipe Gomes Duque (doutorando)
felipe.duque@engenharia.ufjf.br

Leonardo Willer de Oliveira (orientador – UFJF)
leonardo.willer@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof. Dr. Leonardo Willer de Oliveira (orientador – UFJF)
Prof. Dr. Edimar José de Oliveira (co-orientador – UFJF)
Prof. Dr. Julio Cesar Stacchini de Souza (UFF)
Prof.ª Dr.ª Carmen Lucia Tancredo Borges (UFRJ)
Prof. Dr. José Luiz Rezende Pereira (UFJF)
Prof. Dr. Leonardo de Mello Honório (UFJF)

Outras informações: (32) 2102-3442 – Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica