(Foto: Caique Cahon/UFJF)

Programação reúne oficinas, contação de histórias, mostras de filmes, palestras e outras atividades (Foto: Caique Cahon/UFJF)

Entre os dias 27 e 30 de junho acontece a Feira Literária do Colégio de Aplicação João XXIII (Flij). O evento é organizado por uma comissão de professores do Departamento de Letras e Artes e tem o propósito de incentivar a leitura entre os alunos, além de estimular os professores a desenvolverem atividades diversificadas.

Neste ano, o evento tem como tema “A voz feminina nas artes”, cujo objetivo é homenagear escritoras e artistas, ressaltando a importância política da consolidação do espaço feminino na cultura. Autoras de Juiz de Fora e de outras cidades estarão presentes, entre elas, a escritora feminista Júlia Pessoa, a rapper Laura Conceição e a autora mirim Daniela Moreira Rachid, que lançará o livro “Uma Aventura da Páscoa”.  Outro lançamento literário é o da professora do João XXIII, Rosângela Veiga, com o livro “Bibliotecas infantis mexicanas e brasileiras: o que arquitetaram Gabriela Mistral e Cecília Meireles”.

No início da semana, algumas atividades da feira serão ministradas nos horários das aulas de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras. Já para os professores do colégio, haverá uma oficina de contação de histórias coordenada pelo professor Nelson Faria. A programação inclui ainda mostras de filmes, café com poesia, palestras, oficinas, quiz, brincadeiras e apresentações artísticas.

No sábado, um piquenique literário à fantasia premiará a melhor caracterização de personagem. Segundo a chefe do Departamento de Letras e Artes, Elza de Sá Nogueira, “a ideia da feira é incentivar a comunidade escolar a se envolver com literatura, promover o contato dos alunos com os escritores e trabalhar com o corpo docente atividades que visam a prática de contação de histórias”.

A organização da Flij também conta com a participação de estudantes do ensino médio que fazem parte da comissão organizadora. A arte da divulgação da Feira foi elaborada pelo aluno do terceiro ano, Bernardo Hotz, vencedor do concurso promovido pelo Colégio.

Para saber mais sobre a Flij XXIII, confira a programação na página no Facebook.