Caolem 1

Evento contou com profissionais e dirigentes da UFJF-GV. (Foto: divulgação)

Entre os dias 22 e 24 deste mês, Governador Valadares recebeu o 1º Congresso Acadêmico de Oncologia do Leste Mineiro, que reuniu cerca de 250 discentes e profissionais da área da saúde e promoveu discussões relevantes em diversas áreas que permeiam a Oncologia. O evento foi realizado pela Liga Acadêmica de Oncologia Clínica e Cirúrgica, em parceria com a Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia, ambas compostas por estudantes do campus avançado da UFJF em Governador Valadares. Além de palestras com profissionais convidados, foram ofertados minicursos relevantes para a formação acadêmica dos participantes.

Presidente do evento e discente do 9º período de Medicina, Caio de Cássio Bernardes considera o congresso uma oportunidade ímpar adquirir conhecimentos e obter atualizações em um tema de tanta relevância. “Atualmente, doenças oncológicas são a principal causa de mortes no mundo, atrás apenas de doenças cardiovasculares. Os estudantes da saúde tiveram muito a ganhar através de um grande volume de conhecimento em três dias de evento”, comentou.

WhatsApp Image 2018-06-26 at 16.05.31

Curso de Ética Médica é inovação em GV. (Foto: divulgação)

Além de palestras sobre diversos temas como cuidados paliativos, radio-oncologia, uro-oncologia e emergências oncológicas, os participantes contaram ainda com o Curso de Ética Médica, uma inovação no contexto acadêmico. “Normalmente, o curso é retransmitido de Belo Horizonte. Valadares é a primeira cidade do estado a receber o curso presencial, com apoio do Conselho Regional de Medicina”, explicou Caio. A certificação do curso conta pontos na seleção para a residência em Medicina.

O evento contou também com o apoio do comitê de Educação Médica da IFMSA-Brazil e da Fadepe. Clique aqui e confira mais fotos do Congresso.