pesquisa_perfil

Termina no dia 30 de junho o período de coleta de dados da V Pesquisa Nacional de Perfil dos Graduandos das Instituições federais de ensino superior (Ifes). O objetivo é traçar um perfil socioeconômico dos estudantes de graduação auxiliando a Universidade na criação de estratégias administrativas que atendam as necessidades diretas de seus discentes, agilizando os processos de apoio estudantil.  Ela pode ser respondida clicando aqui.

O  levantamento é feito pelo Fórum de Pró-reitores de Assuntos Estudantis com o objetivo de descrever as características médias socioeconômicas e culturais de discentes das Universidades e Cefets do Brasil. Nesse sentido, a iniciativa vai cumprir o papel de instrumentalizar as políticas de assistência estudantil por meio de diagnósticos, análises, acompanhamentos e avaliações.

Além de ajudar na elaboração de políticas de assistência estudantil mais eficazes, a pesquisa é de extrema importância na defesa da educação superior gratuita brasileira. No ano passado, os resultados da última edição serviram como base para questionar dados divulgados em um relatório do Banco Mundial, que sugeria mudanças radicais no Sistema das Universidades Públicas Federais.

De acordo com a pedagoga da Pró-reitoria de Assistência Estudantil (Proae), Franciene da Silveira, a pesquisa é importante porque traça o perfil dos alunos que estão ingressando nas universidades nacionalmente. “Os dados aferidos embasam as políticas de assistência estudantil e mostram o quanto são importantes.” A pesquisa também irá agilizar o processo de solicitação de apoio estudantil junto a Proae.

Segundo levantamento feito no fim da tarde desta segunda-feira, 18, apenas 15,32% dos estudantes da UFJF haviam preenchido o levantamento. A instituição que ocupa a primeira colocação é a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), onde quase 90% haviam respondido a pesquisa até a mesma data. Cada uma das universidades receberá, após a conclusão da pesquisa, um relatório individual, sintético, contendo os microdados e as tabelas de frequência, cujos resultados podem auxiliar na elaboração de políticas públicas mais assertivas, ou ainda na realização de pesquisas internas complementares, de caráter qualitativo.

O levantamento é feito em edições a cada dois anos. Em 2014 foi realizada a IV pesquisa de perfil cujos resultados estão disponíveis online. A principal inovação, em relação à pesquisa anterior, é que esta edição será censitária. Com isso, todos os estudantes das IFES participantes da pesquisa serão convidados a responder o questionário, o que dará um perfil mais exato possível dos graduandos.

Outras informações: Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Proae) – 2102-3777 / 3886