Um equipamento portátil e de baixo custo destinado a testes de qualidade e detecção de fraudes em leite, desenvolvido por pesquisadores dos dois campi da Universidade Federal de Juiz de Fora, teve sua patente concedida pelo Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (Inpi).

O Milktech possibilita ao comprador verificar se houve adulteração no leite por adição de água ou de outros reconstituintes e aguardava pela concessão de patente desde novembro de 2008. Segundo Wesley Nascimento, professor do Departamento de Farmácia do campus Governador Valadares e um dos pesquisadores responsáveis pelo desenvolvimento do equipamento, é importante que a cadeia leiteira tenha novos processos eficientes para garantir a qualidade e segurança do leite. “Trata-se de um alimento importante do ponto de vista nutricional, econômico e social. Contudo, a adulteração do leite tem sido um problema muito comum, por conta da adição de substâncias como água, cloreto de sódio, soda cáustica, formaldeído e assim por diante, que podem aumentar o volume, mascarar ou preservar as propriedades do leite como ponto crioscópico, acidez e Ph.”

De acordo com Wesley Nascimento, a praticidade e portabilidade do Milktech tem atraído a indústria por permitir que as análises sejam feitas em “campo” no momento do carregamento dos caminhões. Desta maneira são reduzidos os gastos desnecessários com leites que estejam eventualmente fora dos padrões de originalidade. O equipamento foi licenciado e atualmente é comercializado pela empresa B&A Inovação e Tecnologia.

Premiação Sociedade Brasileira de Física

Seguindo esta linha, o trabalho desenvolvido juntamente com os pesquisadores Maria José Valenzuela Bell e Virgílio de Carvalho dos Anjos, do Departamento de Física da UFJF e intitulado “Results of equipment portable developed for quality control and detection of milk adulterations”,  foi premiado como o melhor painel da área temática “Inovação em Física e Empreendedorismo”, durante o Encontro de Outono da Sociedade Brasileira de Física (SBF) 2018, realizado em maio na cidade de Foz do Iguaçu.

O encontro anteriormente denominado Encontro Nacional de Física da Matéria, é o maior evento de física no Brasil e tem sido realizado sem interrupção desde 1978. Neste ano reuniu mais de 700 inscritos. “O objetivo foi evidenciar a sua funcionalidade e a confiabilidade dos seus resultados. Apresentamos os resultados do nosso dispositivo comparando seu desempenho com os métodos de referência. Os experimentos foram conduzidos em laticínios de Juiz de Fora e Governador Valadares. Os resultados apresentaram alta correlação, o que indica a viabilidade da técnica do produto”.

Recentemente, o trabalho também foi selecionado para publicação por ser considerado o melhor da área de atualidades em análises dos alimentos no XXV Congresso Brasileiro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (CBCTA), da Sociedade Brasileira de Ciência e Tecnologia de Alimentos (SBCTA), ocorrido em Gramado, em Novembro de 2016. “Nossas linhas seguem com esse viés de Inovação e esperamos que em breve nosso grupo possa contribuir com o desenvolvimento de outras metodologias e equipamentos que reflitam em melhorias para os setores e que tenham impactos positivos para a sociedade”, finalizou Wesley.