Diálogo e mediação são importantes ferramentas para resolver situações conflituosas na sociedade. Visando à diminuição das demandas e o incentivo ao consenso entre os envolvidos, o Núcleo de Mediação da UFJF-GV promove plantão de atendimento à população valadarense. A atividade acontece nos dias 11, 12, 18 e 19 de junho, das 14h às 16h30, no Núcleo de Prática Jurídica da Universidade.

A mediação é um método de abordagem de conflitos que se centra no diálogo, na participação e na responsabilização dos envolvidos. Segundo a coordenadora do projeto, Nathane Fernandes da Silva, “na metodologia aplicada ao projeto, os mediandos têm a oportunidade de conversarem sobre suas relações, expectativas, interesses e sentimentos, abordando o conflito de forma completa, e não apenas jurídica”. A professora ainda explica que a mediação é uma importante via de acesso à justiça pela população de GV, e representa um instrumento para abordar suas situações conflitivas, de modo consensual e por meio de decisões compartilhadas.

Entre maio de 2017 e fevereiro de 2018, foram recebidas 45 demandas pelo Núcleo de Mediação. Desse número, 22 conflitos foram encerrados com consenso no Núcleo, 13 estão em andamento e 10 não puderam ser acompanhados, por envolverem questões específicas ou pela impossibilidade de consenso entre os envolvidos.

O atendimento é aberto a toda a população. O Núcleo fica localizado à Rua Leonardo Cristino, 3.400, no Centro de Governador Valadares.