Com o objetivo de oferecer aos estudantes a oportunidade de ampliar os conhecimentos na área de Odontologia Legal, o Departamento de Odontologia do campus Governador Valadares da Universidade Federal de Juiz de Fora, promove, no dia 8 de junho, o I Simpósio de Ciências Forenses. O evento será realizado no Auditório da Unipac, entre 8h e 18h.

Os temas abordados auxiliarão na capacitação na área de Identificação Humana em Odontologia Legal (com atividades teóricas e prática), Código de Ética Odontológico (publicidade e propaganda, sigilo profissional, relação profissional/paciente) e orientações profissionais (elaboração de documentação odontológica completa e montagem/abertura de consultórios e/ou clínicas odontológicas).

Segundo a professora Francielle Verner, organizadora do evento, a atividade abordará uma área que desperta muito interesse, e ainda pouco difundida entre alunos de Odontologia de todo o país. “A Odontologia Legal possui vasto campo de atuação. O odontolegista pode atuar realizando perícias, auxiliando a área do direito em perícias civil, criminal e administrativas. Além disso, em um mercado de trabalho em que muitos profissionais buscam estabilidade, os concursos públicos para área são atrativos, e na maioria dos casos com salários altos”.

O evento será aberto a todos os estudantes do curso de Odontologia da UFJF-GV. “Em nosso curso, a disciplina é ofertada no 9º período. Por isso, a participação no evento de alunos de todos os períodos possibilitará ainda um interesse maior na área, permitindo que o aluno se interesse em desenvolver atividades extracurriculares na área, durante toda a graduação e não só após cursar a disciplina”, destacou Francielle.

As inscrições podem ser feitas através dos telefones (33) 98434-7069, (33) 98825-6826, (33) 99107-2013, (31) 99326-7397 ou (31) 99651-9396.

Confira a programação completa:

Programação:
8h-
Abertura
8h30 – Palestra “Documentação Odontológica e sua importância frente ao aumento de processos judiciais contra o dentista”
10h – Coffee-break
10h30 – Palestra “Publicidade e propaganda e o código de ética atual”
11h30 – Palestra “Abertura e instalação do consultório odontológico: aspectos legais e infraestrutura”
12h – Almoço
13h30 – Palestra “Identificação humana e o papel do odontolegista”
15h – Coffee-break
15h30 – Atividades práticas de identificação humana