"Compreendendo e transformando a mente ansiosa" foi o tema da palestra do psicólogo do Apoio Estudantil, Lucas Nápoli. (Foto: Sebastião Jr.)

“Compreendendo e transformando a mente ansiosa” foi o tema da palestra do psicólogo do Apoio Estudantil, Lucas Nápoli. (Foto: Sebastião Jr.)

Sala de aula, laboratórios, reuniões, correção de provas, produção científica. Assim é o cotidiano dos professores de instituições públicas de ensino superior. Esta multiplicidade de tarefas é o ambiente perfeito para o desenvolvimento da ansiedade. Pensando nisso, o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (UFJF-GV) realizou na última sexta-feira, 25, uma atividade para auxiliar os docentes da instituição a lidar com o transtorno. Cerca de 20 profissionais assistiram a uma palestra sobre o tema e aprenderam técnicas de meditação e relaxamento que ajudam a aliviar a ansiedade.

O campus já possui ações desta natureza voltadas para os estudantes. Mas, de acordo com a gerente de Graduação e Apoio Estudantil, Sibele Aquino, percebeu-se que os docentes também precisavam de auxílio para compreender e lidar melhor com a ansiedade. O motivo, segundo ela, é “a sobrecarga do professor, o grande número de atividades e especialmente o contexto de um campus em implantação, que gera toda essa preocupação que o professor carrega”.

Prevenção
Psicólogo do setor de Apoio Estudantil da UFJF-GV, Lucas Nápoli abordou o tema na palestra “Compreendendo e transformando a mente ansiosa”. Ele explicou que na rotina dos professores “a ansiedade se faz presente o tempo inteiro por conta do medo de não perder prazos e de não conseguir dar conta das atividades”. E completou afirmando que é justamente esse medo que está por trás do transtorno. “A ansiedade é um sinal de alerta para algo que pode nos trazer medo. Então é importante trazer para os professores a compreensão e estratégias para conseguir lidar melhor com essa experiência e com o excesso”.

Meditação para alívio dos sintomas

A docente Bianca Miarka e o professor de Ioga, Lafaiete Araújo, apresentaram técnicas de relaxamento e meditação para controle da ansiedade (Foto: Sebastião Jr.)

A docente Bianca Miarka e o professor de Ioga, Lafaiete Araújo, apresentaram técnicas de relaxamento e meditação para controle da ansiedade. (Foto: Sebastião Jr.)

O foco da palestra de Lucas Nápoli foi prevenção, ou seja, atitudes que devem ser cultivadas para evitar os excessos de ansiedade. Mas, e quando estamos no olho do furacão, quais alternativas e estratégias podem ser utilizadas para reduzir algumas situações ansiosas? A professora do Departamento de Educação Física da UFJF-GV, Bianca Miarka, explica:

“A primeira é fazer meditação, tentar se restabelecer, se reintegrar consigo mesmo através de um autocontrole, de uma redução de ativação e até mesmo do estado fisiológico que é ativado pela ansiedade. E outra coisa é se visualizar numa situação de tensão, com dores musculares e até mesmo com alguns prejuízos articulares por conta de ansiedade e estresse. Nessa determinada situação você pode fazer uma ginástica denominada Liang Gong (prática corporal chinesa), que vai ajudar a relaxar os músculos, a restabelecer o equilíbrio emocional e a se integrar de novo, não só consigo mesmo, mas também com o ambiente que está ao redor.”

Os docentes puderam experimentar alguns movimentos do Lian Gong, conduzidos por Bianca, e de meditação, com o professor de Ioga de Governador Valadares, Lafaiete Araújo.

Oportunidade para discutir o ambiente da docência

Docentes da UFJF-GV assistem à palestra sobre ansiedade. (Foto: Sebastião Jr.)

A professora do Departamento de Educação Física Marília Martins Bandeira considera positiva a iniciativa, seja para compreender mais sobre o tema ou mesmo para discutir a realidade dos docentes nas universidades. “É muito importante esse espaço de receber instruções e também poder falar sobre a estrutura e como ela, muitas vezes, também se torna um ambiente propício pra gerar ansiedades. Esse espaço é de não só se reconectar, de ter autocontrole e autoconhecimento, mas também de fazer uma reflexão sobre como a gente pode mudar e tornar o ambiente mais saudável e não se impor e nem impor aos colegas esse tipo de condição que leva à ansiedade na docência”.

Orientações para lidar com a ansiedade
Confira abaixo duas orientações do psicólogo Lucas Nápoli para utilização das tecnologias a serviço da redução dos excessos de ansiedade:
Usar aplicativos para gerenciar compromissos e informações. Ao transferirmos para o celular, tablet ou outro dispositivo a responsabilidade de nos lembrar de nossas atividades e armazenar dados para acesso futuro, eliminamos essa preocupação e, por consequência, deixamos nossa mente mais livre para se ocupar em armazenar informações para as quais não podemos contar com a ajuda da tecnologia;
Desligar notificações do celular. Essa medida evita que as redes sociais acabem tomando todo o nosso tempo e atrapalhando nossa atenção. Segundo Lucas, a pessoa ansiosa não consegue deixar de visualizar instantaneamente alguma notificação recebida no dispositivo. Uma boa dica é estipular tempo para responder às mensagens.