17-e1525968259724

Equipe do curso de Farmácia da UFJF-GV reunida na Praça dos Pioneiros. Foto: Dante Rodrigues

Convidado pelo Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais (CRF-MG), o curso de Farmácia da UFJF-GV participou na manhã desta quinta-feira (10), de uma ação na Praça dos Pioneiros, centro de Governador Valadares, com o objetivo de alertar a população sobre o descarte correto de medicamentos vencidos. A campanha é realizada em todo o estado, em comemoração ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, 5 de maio.

“Trata-se de uma ação muito importante, uma vez que grande parte da população descarta os medicamentos em lugares impróprios”, afirmou o estudante Egídio Henrique Maia Santos, do quinto período do curso de Farmácia.

De acordo com o CRF-MG, os medicamentos contêm substâncias químicas que contaminam a água dos rios e poluem o meio ambiente. Mesmo quando a água é tratada, estes resíduos químicos não são eliminados.

Logo, quem estiver com medicamentos vencidos sobrando em casa deve procurar um posto de coleta para descartá-los corretamente. Os postos de coleta podem ser encontrados em farmácias ou drogarias, postos de saúde e hospitais.

Quem passou pela Praça dos Pioneiros também obteve informações sobre o modo correto para a preparação de chás com plantas medicinais.  A estudante Jéssica Aline Silva Soares, também do curso de Farmácia, explicou como fazer o chá de camomila e o chá de gengibre e canela.

De acordo com as recomendações passadas na praça, o chá de camomila, usado principalmente para auxiliar no tratamento de irritações na pele, resfriados, inflamações nasais, sinusite, insônia, entre outros , é feito da seguinte maneira: colocar 2 a 3 colheres de chá de fores seca de Camomila em uma xícara de água fervente, deixar repousar por 5 minutos, coar e beber.

Já  para fazer o chá de gengibre e canela é preciso de 1 litro de água, 5 rodelas de gengibre e 3 paus de canela. Deixar ferver por 5 a 10 minutos. Depois desligar o fogo, coar a bebida e conservar em geladeira. O correto é fazer um novo chá todos os dias. Este chá ajuda na digestão, evitando o desconforto estomacal.

Confira as fotos da ação:

Em Juiz de Fora
Em Juiz de Fora, a Faculdade de Farmácia, em parceria com o Departamento de Práticas Integrativas da Prefeitura de Juiz de Fora, promove, nesta sexta, 11, uma ação em frente ao PAM Marechal. A atividade acontece das 9h às 11h.

Professores e alunos da Faculdade vão conversar com a população nas ruas e indicar como deve ser feita a utilização de medicamentos, além de distribuir folhetos educativos. O vice-diretor da Faculdade de Farmácia, Marcelo Silvério, explica que é importante que as pessoas entendam os riscos de usar medicação sem seguir as indicações. “É essencial saber como usar, armazenar e descartar corretamente os medicamentos, procurar orientação de profissionais da saúde e cumprir a prescrição”, alerta.