(Foto: Divulgação)

Iniciativa atende cerca de 36 crianças e adolescentes acolhidos pela instituição (Foto: Divulgação)

O programa Boa Vizinhança busca aproximar a Universidade de outros segmentos da sociedade, priorizando o trabalho com a comunidade dos bairros do entorno da instituição. Dentre as diversas atividades realizadas por meio de 20 projetos de extensão, está o “Despertando talentos: atividades ludopedagógicas com crianças e adolescentes do Instituto Profissional Dom Orione”. O trabalho visa proporcionar às crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Profissional Dom Orione (IPDO) a prática de atividades lúdicas, oferecendo estímulos pedagógicos a fim de contribuir para a melhoria no rendimento escolar, além de favorecer o incremento de habilidades emocionais e comportamentais.

(Foto: Divulgação)

Entre os resultados alcançados estão melhora no comportamento, na concentração e nos relacionamentos (Foto: Divulgação)

“Paralelamente, o projeto pretende atentar-se para as habilidades e competências apresentadas ou desenvolvidas pelos participantes durante as atividades, oportunizando encaminhá-los a outras entidades cadastradas no Catálogo Social da Prefeitura de Juiz de Fora, no sentido de contribuir para seu desenvolvimento”, explica a coordenadora da iniciativa, a assistente de laboratório, Marize Freesz.

O projeto de extensão existe desde junho de 2016 – quando ainda era voluntário – e atende atualmente cerca de 36 crianças e adolescentes acolhidos pelo Instituto, onde as atividades são ministradas de forma gratuita. Para a coordenadora, elas geram um ganho social relevante, pois, “através da aprendizagem lúdica, estes jovens se integram de uma maneira mais positiva à sociedade. Pudemos perceber neles uma melhora no comportamento, nos relacionamentos, na capacidade cognitiva, no raciocínio lógico, na criatividade e na concentração”.

Marize ainda argumenta que as aulas também servem de aprendizado para os monitores e bolsistas do projeto, suscitando um ganho recíproco entre os participantes. “Ganhamos em experiência quando lidamos com estes jovens, adaptando e reformulando as dinâmicas, pesquisando e praticando as diversas maneiras de interagir e lidar com os diversos desafios enfrentados”, conclui.

(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão