(Foto: Visualhunt)

Objetivo é estimular atividades empreeendedoras, aumento de oportunidades de formação profissional e desenvolvimento da região e do páis (Foto: Visualhunt)

Nesta sexta-feira, 27, o Centro Regional de Inovação e Transferência de Tecnologia (Critt) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) lança três programas ligados à pesquisa de inovação e tecnologia na Universidade. Como ação conjunta, o Centro sedia um encontro em formato de “perguntas e respostas” para o esclarecimento de dúvidas sobre os editais. O evento, aberto ao público, acontece às 10h, no auditório do Critt.

O objetivo é estimular a criação de projetos que visam contribuir com a expansão de atividades empreendedoras, alarguem as oportunidades existentes para a formação profissional e colaborem para o desenvolvimento da região e do país. O Critt fornecerá suporte para as ações de proteção (patentes e afins), licenciamento e programas de empreendedorismo através de sua incubadora e programas de pré-incubação.

Bolsa de Apoio à Inovação e à Tecnologia  (BiTec) para alunos
A Bolsa de Apoio à Inovação e à Tecnologia (BiTec) se dirige a alunos do ensino médio do Colégio de Aplicação João XXIII e dos cursos de graduação da UFJF. O objetivo é estimular a geração e o desenvolvimento de ideias inovadoras com aplicação prática relacionadas às áreas de saúde, engenharia, tecnologia da informação e tecnologias sociais. Os projetos devem ser orientados por docentes da instituição. Para a seleção dos projetos vencedores serão constituídas comissões julgadoras com pesquisadores da UFJF e parceiros externos. Serão oito contemplados com bolsas de R$495.

Desafio de Inovação e Tecnologia (Intec) para pesquisadores
O segundo programa a ser lançado é o Desafio de Inovação e Tecnologia da UFJF (InTec), uma iniciativa institucional voltada para a prototipagem de pesquisas aplicadas de professores da Universidade. Estas pesquisas devem ter cunho inovador e potencial de se transformarem em produtos, serviços e/ou tecnologias que impactem a sociedade. Serão atribuídos recursos para o desenvolvimento das pesquisas, mirando a inserção dos resultados obtidos por elas no mercado, por meio do licenciamento ou da criação de empresas de base acadêmica (spin offs). As propostas serão selecionadas por uma comissão julgadora com pesquisadores de outras instituições e pessoas do mercado. As três melhores ganharão R$30 mil cada para desenvolvimento dos protótipos.

Múltiplos desafios
Além disso, o Critt se propõe a lançar ao longo do ano múltiplos desafios de inovação – projetos especiais, desafios, hacktons e outras modalidades de competição – para solução de problemas lançados por parceiros externos ou pela Diretoria de Inovação. O objetivo é identificar expertises e demandas da comunidade acadêmica, de modo a criar um ambiente estimulante à atividade inovadora e ao empreendedorismo entre os estudantes da instituição.

O primeiro deles, o Desafio Biomassa, será lançado nesta sexta, 27. Ele se destina a alunos da instituição que, orientados por professores, podem formar equipes e apresentarem propostas de aproveitamento da biomassa produzida durante a poda e a capina na universidade. Os três melhores projetos poderão ser premiados e podem ter chance de ser lançados no mercado.

Novo Marco Legal
Com a regulamentação do novo Marco Legal da Ciência, Inovação e Tecnologia, as universidades estão com o desafio de criar suas próprias políticas de inovação de acordo com suas demandas internas, tornando o ambiente acadêmico um espaço próspero para o desenvolvimento de pesquisas inovadoras. Perante essa necessidade, a Diretoria de Inovação da UFJF tem promovido debates e criado espaços de consulta à comunidade acadêmica e grupos de trabalho para propor as minutas de resolução que irão definir a Política de Inovação da Universidade.