(Foto: Caique Cahon)

Evento contará com debate sobre propostas para o curso, com participação das professoras Rosana Oliveira, da Uerj, e Cláudia Avelar, da UFJF (Foto: Caique Cahon)

Para iniciar as atividades de sua primeira turma, o curso de especialização em Ensino de Ciências e Matemática nos anos iniciais da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) promove nesta terça-feira, dia 6, às 19h, uma aula inaugural no anfiteatro do Centro de Ciências. O evento contará com um debate sobre as propostas do curso, com a participação da professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Rosana de Oliveira, e da professora da Faculdade de Educação (Faced) da UFJF, Cláudia Avelar.

De acordo com o professor do curso de especialização e um dos organizadores da iniciativa, Reginaldo Carneiro, a aula será uma oportunidade de ambientar os alunos da primeira turma com os desafios e peculiaridades do curso. “Há uma pesquisa na Faced, financiada por recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que já se debruça sobre essa questão, mas tínhamos o interesse em continuar e aprofundar esse estudo. Será uma conversa interessante e enriquecedora”.

Na abertura está programada uma mesa de abertura, com a presença da pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa (Propp), Mônica Ribeiro de Oliveira; do diretor do Centro de Ciências, Elói Teixeira; da coordenadora do curso de especialização, Cristhiane Flores; e da coordenadora do curso de licenciatura em Pedagogia, Hilda Micarello, que também atuará como mediadora das discussões que acontecerão em seguida. Também serão apresentados todos os professores da especialização.

Sobre o curso
De acordo com Carneiro, o curso é fruto de uma parceria entre a Faced e o Centro de Ciências. “Divulgamos a oportunidade na rede municipal e estadual de ensino. A seleção aconteceu no segundo semestre do ano passado, por meio da avaliação de uma redação – na qual os candidatos apresentaram suas motivações para buscar essa especialização – e da análise de currículos. Tivemos 96 inscritos e 28 selecionados”, explica.

Outras informações:
(32) 2102-3650 / 2102-3653 (Faculdade de Educação)