Inscrição e participação são gratuitas e abertas à comunidade (Foto: Divulgação)

O Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) está com inscrições abertas para seleção de cantores. São ofertadas 12 vagas, sendo uma para soprano, três para contraltos ou mezzo-sopranos, quatro para tenores e quatro para baixos ou barítonos.

As inscrições devem ser feitas até o dia 13, gratuitamente, por meio do site do Coro. A seleção será realizada na quarta-feira, 14, às 8h, na sala 8, do Departamento de Música, no Instituto de Artes e Design (IAD).

O professor do Departamento de Música da UFJF e regente do Coro Acadêmico, Willsterman Sottani, explica que os candidatos devem possuir habilidades vocais, mas não há obrigatoriedade de comprovação de cursos de canto e/ou conhecimento acerca da leitura de partituras. “Muitas pessoas têm habilidades vocais inatas: cantam em casa, na igreja, têm compreensão intuitiva e boa escuta musical. Os cursos são apreciados, mas não obrigatórios. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o candidato não precisa saber ler partituras, porque o grupo tem monitores que ajudam na tarefa. É preciso ter musicalidade, ser musicalmente apto.”

Sottani ressalta, ainda, que a participação no Coro da UFJF é gratuita e aberta à comunidade, tendo os selecionados acesso a repertório variado de música coral de concerto. “É um repertório que abrange desde a Renascença até a contemporaneidade. Eles terão contato com diversos idiomas; hoje trabalhamos com quase dez, além da língua portuguesa. Russo e hebraico são alguns exemplos.”

O Coro Acadêmico da UFJF realiza reuniões regulares às quartas e às sextas-feiras, das 9h às 12h, na Sala Maestro Francisco Valle, no IAD.

Outras informações: coro.academico@ufjf.edu.br

Saiba mais: Coro Acadêmico da UFJF