Enade, CPC, Ranking da Folha e Guia do Estudante apontam a UFJF como uma das melhores do país (Foto: Arquivo/UFJF)

A escolha da instituição e do curso por parte dos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está com inscrições abertas, deve considerar não só a nota obtida no Enem 2017, mas também a qualidade do curso, atestada por avaliações reconhecidas nacionalmente. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possui graduações com os conceitos mais altos obtidos em avaliações do Ministério da Educação (MEC) e de outras instituições.

Confira abaixo três indicadores de qualidade: a nota no Exame Nacional de Estudantes (Enade), aplicado pelo MEC a estudantes no fim da graduação; o Conceito Preliminar de Curso (CPC), também coordenado pelo MEC, que considera fatores como infraestrutura, corpo docente, cursos de pós-graduação e nota no Enade; e a avaliação do “Guia do Estudante”. Logo abaixo da tabela, cada indicador está detalhado.

Nesta primeira edição do Sisu, em 2018, destinada a selecionar cursos que iniciam as aulas no primeiro semestre letivo, a UFJF oferece 1.337 vagas em 57 opções de cursos, nas suas duas unidades – Juiz de Fora e Governador Valadares. O prazo de inscrição, no site do Sisu, termina nesta sexta, dia 26.

Avaliações dos Cursos da UFJF no Enade, CPC e Guia do Estudante

Enade

Este indicador de qualidade avalia os cursos pelo aproveitamento dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do Enade é acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. A prova é aplicada anualmente, mas em um grupo de cursos por vez. Por exemplo, estudantes de Saúde, Serviço Social e bacharelado em Educação Física fizeram o exame em 2016. Voltam a ser avaliados em 2019. Alunos de Humanas, Exatas e licenciatura em Educação Física foram avaliados em 2014, e os de Sociais Aplicadas passaram pelo exame em 2015.

Conceito Preliminar de Curso (CPC)

É um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, sendo que seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade. Tem base na Avaliação de Desempenho de Estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. O CPC também mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, sendo os cursos avaliados segundo as áreas de avaliação a ele vinculadas. Os dados do CPC subsidiam os atos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação.

Ranking Universitário Folha

O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal “Folha de São Paulo” desde 2012. No ranking de universidades, estão classificadas as 195 instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir dos indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF foram coletados por uma equipe da “Folha” nas bases do Censo da Educação Superior (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), instituições relacionadas à educação, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas nacionais do Datafolha. Na edição de 2017 do ranking, a UFJF é a terceira universidade pública de Minas Gerais com melhores classificações e, no Brasil, figura como a sétima em internacionalização.

Veja o posicionamento dos cursos da UFJF no Ranking da Folha.

Guia do Estudante

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Todo ano, a redação do Guia envia um formulário para ser preenchido pelos coordenadores. A partir dos dados coletados, uma equipe emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Ao todo, 14 cursos da UFJF receberam a nota máxima na avaliação, e  outros 24 foram classificados com quatro estrelas. Os dados são de 2017.

Avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)

O ranking do Exame de Ordem indica as faculdades cujos alunos conseguem um bom desempenho na prova, que acontece três vezes por ano. A OAB é o órgão responsável por promover a representação, defesa, seleção e disciplina dos advogados em todo o país. Sendo assim, um estudante formado em Direito deve ser aprovado no exame para exercer a profissão. A Faculdade de Direito da UFJF sempre aparece entre as primeiras colocadas dentro do índice de aprovações. Confira as notas de 2017: XXI Exame, XXII Exame, XXIII Exame

Leia mais sobre o Sisu na UFJF:

Sisu 2018: tire dúvidas sobre a seleção na UFJF

Medicina tem nota de corte mais alta na primeira parcial do Sisu

Como se inscrever no Sisu 2018

Sisu 2018: dez vantagens de estudar na UFJF

Divulgado resultado final do enem 2017

Confira as notas de corte dos quatro últimos anos

Outras informações: sisu.mec.gov.br