UFJF-vista-panorâmica-aérea-Foto-Thiago-Andrade (1)

Das 44 graduações avaliadas, 14 obtiveram 5 estrelas e 24 alcançaram 4 (Foto: Thiago Andrade)

Quatorze cursos da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) receberam a nota máxima na avaliação anual do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril. Neste ano, 44 cursos da instituição foram avaliados; no ano passado, foram 33. Na última avaliação, oito cursos haviam recebido nota máxima, enquanto 16 foram avaliadas com quatro estrelas.

Os cursos que receberam cinco estrelas (em uma escala que varia de três a cinco), são Educação Física (Bacharelado); Educação Física (Licenciatura); Engenharia Elétrica (Bacharelado); Farmácia (Bacharelado); Filosofia (Licenciatura); História (Licenciatura); Letras (Licenciatura); Matemática (Bacharelado); Matemática (Licenciatura); Pedagogia (Licenciatura); Psicologia (Bacharelado); Química (Licenciatura); Serviço Social (Bacharelado); Letras – Bacharelado em Tradução. Além dos melhores avaliados, 24 cursos da UFJF foram classificados com quatro estrelas.

Para a diretora de Avaliação Institucional interina da UFJF, Flávia de Souza Bastos, “é preciso valorizar os resultados alcançados pelos cursos de graduação e reconhecer que houve melhorias expressivas em vários aspectos no âmbito da Universidade, que contribuíram para o êxito. O fato é que os nossos cursos estão de parabéns e felicitamos discentes, docentes e técnicos que trabalham arduamente para a elevação da qualidade do ensino superior”.

Flávia reconhece, porém, que é preciso dar continuidade aos recursos e ao trabalho, para que a Universidade atinja níveis de excelência cada vez mais expressivos. “Os índices procuram quantificar o trabalho que é executado no nosso cotidiano. Procuram revelar o que anda bem ou não no conjunto:  corpo docente, projeto pedagógico e infraestrutura. Por isso, é preciso haver investimento contínuo na capacitação docente, na melhoria dos espaços e equipamentos e, sobretudo, um cuidado especial dos colegiados em relação ao aluno, estreitando sempre o diálogo com eles, aprimorando o processo de ensino. Dedicar a atenção à formação naturalmente refletirá em melhores números”, argumenta.

Os cursos avaliados constarão, na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que passa a circular a partir de 16 de outubro.

Arte Guia do Estudante

* O Guia do Estudante utiliza a nomenclatura “Engenharia da Computação”, porém o curso avaliado, na UFJF, é o de “Engenharia Computacional”.

O Guia

A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Anualmente, a redação do Guia envia um formulário para ser preenchido pelos coordenadores. A partir dos dados coletados uma equipe emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas).

Outras informações: (32) 2102-3915 – Diretoria de Avaliação Institucional