A escolha da instituição e do curso por parte dos candidatos do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que está com inscrições abertas, deve considerar não só a nota obtida no Enem 2017, mas também a qualidade do curso, atestada por avaliações reconhecidas nacionalmente. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) possui graduações com os conceitos mais altos obtidos em avaliações do Ministério da Educação (MEC) e de outras instituições.
Confira abaixo três indicadores de qualidade: a nota no Exame Nacional de Estudantes (Enade), aplicado pelo MEC a estudantes no fim da graduação; o Conceito Preliminar de Curso (CPC), também coordenado pelo MEC, que considera fatores como infraestrutura, corpo docente, cursos de pós-graduação e nota no Enade; e a avaliação do “Guia do Estudante”. Logo abaixo da tabela, cada indicador está detalhado.
Nesta primeira edição do Sisu, em 2018, destinada a selecionar cursos que iniciam as aulas no primeiro semestre letivo, a UFJF oferece 1.337 vagas em 57 opções de cursos, nas suas duas unidades – Juiz de Fora e Governador Valadares. O prazo de inscrição, no site do Sisu, termina nesta sexta, dia 26.
Este indicador de qualidade avalia os cursos pelo aproveitamento dos estudantes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e compõe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). O objetivo do Enade é acompanhar o processo de aprendizagem e desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares e suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento. A prova é aplicada anualmente, mas em um grupo de cursos por vez. Por exemplo, estudantes de Saúde, Serviço Social e bacharelado em Educação Física fizeram o exame em 2016. Voltam a ser avaliados em 2019. Alunos de Humanas, Exatas e licenciatura em Educação Física foram avaliados em 2014, e os de Sociais Aplicadas passaram pelo exame em 2015.
Conceito Preliminar de Curso (CPC)
É um indicador de qualidade que avalia os cursos de graduação, sendo que seu cálculo e divulgação ocorrem no ano seguinte ao da realização do Enade. Tem base na Avaliação de Desempenho de Estudantes, no valor agregado pelo processo formativo e em condições de oferta – corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos. O CPC também mantém relação direta com o Ciclo Avaliativo do Enade, sendo os cursos avaliados segundo as áreas de avaliação a ele vinculadas. Os dados do CPC subsidiam os atos de renovação de reconhecimento de cursos de graduação.
O Ranking Universitário Folha (RUF) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pelo jornal “Folha de São Paulo” desde 2012. No ranking de universidades, estão classificadas as 195 instituições brasileiras, públicas e privadas, a partir dos indicadores: pesquisa, internacionalização, inovação, ensino e mercado. Os dados que compõem os indicadores de avaliação do RUF foram coletados por uma equipe da “Folha” nas bases do Censo da Educação Superior (2015), Enade (2013, 2014 e 2015), instituições relacionadas à educação, fundações estaduais de fomento à ciência e em duas pesquisas nacionais do Datafolha. Na edição de 2017 do ranking, a UFJF é a terceira universidade pública de Minas Gerais com melhores classificações e, no Brasil, figura como a sétima em internacionalização.
Veja o posicionamento dos cursos da UFJF no Ranking da Folha.
Guia do Estudante
A avaliação do Guia do Estudante é uma pesquisa de opinião feita, basicamente, com professores e coordenadores de curso. Todo ano, a redação do Guia envia um formulário para ser preenchido pelos coordenadores. A partir dos dados coletados, uma equipe emite conceitos que permitem classificar os cursos em bons (três estrelas), muito bons (quatro estrelas) e excelentes (cinco estrelas). Ao todo, 14 cursos da UFJF receberam a nota máxima na avaliação, e outros 24 foram classificados com quatro estrelas. Os dados são de 2017.
Avaliação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB)
O ranking do Exame de Ordem indica as faculdades cujos alunos conseguem um bom desempenho na prova, que acontece três vezes por ano. A OAB é o órgão responsável por promover a representação, defesa, seleção e disciplina dos advogados em todo o país. Sendo assim, um estudante formado em Direito deve ser aprovado no exame para exercer a profissão. A Faculdade de Direito da UFJF sempre aparece entre as primeiras colocadas dentro do índice de aprovações. Confira as notas de 2017: XXI Exame, XXII Exame, XXIII Exame
Leia mais sobre o Sisu na UFJF:
Sisu 2018: tire dúvidas sobre a seleção na UFJF
Medicina tem nota de corte mais alta na primeira parcial do Sisu
Como se inscrever no Sisu 2018
Sisu 2018: dez vantagens de estudar na UFJF
Divulgado resultado final do enem 2017
Confira as notas de corte dos quatro últimos anos
Outras informações: sisu.mec.gov.br