A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contará com mais uma disciplina eletiva na grade curricular: Projeto e Mobilidade Urbana. Dependendo apenas da aprovação do Conselho Setorial de Graduação (Congrad) e da coordenação do curso, a disciplina faz parte do acordo firmado pela FAU com a Frente Nacional de Prefeituras (FNP), a ONG WRI Brasil e a Prefeitura de Juiz de Fora, em novembro.

EMBARQ Brasil | WRI Brasil Cidades Sustentáveis on VisualHunt /  CC BY-NC-SA

Alunos irão trabalhar na elaboração de projetos voltados à melhoria da mobilidade urbana em Juiz de Fora e região, dentro dos princípios das “Ruas Completas”, que obedecem questões de sustentabilidade (Foto: EMBARQ Brasil | WRI Brasil Cidades Sustentáveis on VisualHunt / CC BY-NC-SA)

No total, serão disponibilizadas 30 vagas para a matéria, ministrada pelo professor Fernando Lima, no primeiro semestre de 2018. Segundo ele, os alunos irão trabalhar na elaboração de projetos voltados à melhoria da mobilidade urbana em Juiz de Fora e região. “A gente vai buscar discutir a mobilidade urbana dentro dos princípios das ‘Ruas Completas’, que são ruas construídas com a análise de uma série de questões relacionadas à sustentabilidade. Vamos aplicar os conceitos que a FNP e a WRI estão trabalhando em cidades do Brasil todo.”

A discussão sobre Ruas Completas não ficará restrita à sala de aula. Os alunos criarão propostas para as ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, localizadas no centro de Juiz de Fora, que atendam aos requisitos de uma rua completa. Os projetos dos estudantes serão apresentados à prefeitura, e, eventualmente, podem ser implementados.

“A disciplina Projeto e Mobilidade Urbana vai fomentar a discussão e os alunos vão dar como resposta a elaboração de um projeto para essas ruas, dentro do conceito e do conteúdo programático que vai ser abordado nela. A gente ainda não sabe se a proposta feita na disciplina é a que vai ser construída, mas nosso objetivo é alimentar a discussão e quem sabe o poder público pode olhar para aquele projeto e dizer: ‘esse aqui é interessante, então vamos fazer’, mas, a princípio, são apenas propostas”, destaca o professor.

Ruas Completas em Juiz de Fora
A ONG WRI define uma rua completa, como aquela que é construída de forma democrática, beneficiando a todos os seus usuários, distribuindo o espaço proporcionalmente. Para ser planejada, é preciso levar em consideração o contexto local da rua e os usos que a comunidade faz dela. O objetivo principal do programa Ruas Completas é tornar o espaço urbano mais compartilhado e seguro.

No caso das ruas juiz-foranas, Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, ambas possuem uma intensa atividade comercial e tráfego de pedestres. Fernando Lima adianta que, para a elaboração do projeto deverão ser analisados itens como: fluxo de pessoas que transita por elas e o perfil desses pedestres; a principal utilidade delas, se elas são, predominantemente, comerciais ou residenciais; questões relativas à mobilidade urbana, como, por exemplo, localização de pontos de ônibus, ciclofaixas, bicicletários, rampas de acesso, etc.

O projeto proposto precisará analisar se há a necessidade de atender ao comércio ambulante também. Além do projeto para as ruas Marechal Deodoro e Batista de Oliveira, durante a disciplina serão realizados também seminários com apresentações da ONG WRI Brasil e outros eventos científicos relacionados ao tema da mobilidade urbana.