Na foto, o diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, José Abdalla, a vice-reitora da UFJF, Girlene Alves, e o coordenador do projeto de extensão, Fernando Lima (Foto: arquivo pessoal)

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), a ONG WRI Brasil e a Prefeitura de Juiz de Fora assinaram, nesta segunda-feira, 27, um acordo de cooperação entre as instituições. A solenidade ocorreu durante a 27ª Reunião Anual da FNP, realizada no Recife (PE). O evento contou com a presença da vice-reitora da UFJF, Girlene Alves.

A assinatura do acordo é um desdobramento do projeto de extensão “Projeto e Mobilidade Urbana: cooperação técnico-científica entre a FAU-UFJF, a Frente Nacional dos Prefeitos, a Prefeitura de Juiz de Fora e a WRI-Brasil”, coordenado pelo professor da FAU, Fernando Lima, que vem sendo levado a cabo pelo Laboratório de Investigação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagem (Domvs).

“Este projeto tem por objetivo estabelecer condições de cooperação técnico-científica entre a FAU, a FNP, a Prefeitura de Juiz de Fora e a WRI Brasil, visando ao suporte, à elaboração e à implementação de projetos relacionados à sustentabilidade das cidades, bem como à disseminação de conhecimento, mediante a realização de disciplina extensionista, publicações, oficinas de trabalho, seminários, encontros e outros eventos correlatos”, explica Lima.

Acordo abre possibilidades

De acordo com o professor, o projeto de extensão pressupõe a criação de uma disciplina intitulada “Projeto e Mobilidade Urbana”, pela qual os alunos poderão trabalhar na elaboração de projetos voltados à melhoria da mobilidade urbana da cidade de Juiz de Fora e região. “Trata-se, portanto, de uma via de mão dupla: os alunos que desejarem participar das ações relacionadas a este projeto poderão contribuir para a formulação de propostas para a melhoria da nossa cidade, ao mesmo tempo em que receberão importantes contribuições em suas formações, por meio das experiências adquiridas nas atividades realizadas.”

Além da criação da disciplina, está prevista a realização de seminários, workshops e outros eventos científicos relacionados ao tema da mobilidade urbana. “Em síntese, o acordo trará muitas oportunidades acadêmicas e institucionais e possui grande potencial para conferir ainda mais qualidade ao ensino e visibilidade para a FAU.” Além da vice-reitora da UFJF e do professor Fernando Lima, a solenidade contou com a presença do diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, José Gustavo Francis Abdalla, além de representantes das entidades signatárias.

Trabalho dos signatários

O WRI Brasil faz parte de uma rede internacional liderada pela organização americana de mesmo nome, que conta com escritórios em quatro países e projetos ativos em mais de 50 nações, possuindo  grande experiência e expertise como organização global de pesquisa sobre cidades sustentáveis.

Já a Frente Nacional dos Prefeitos é uma entidade nacional suprapartidária que reúne 250 municípios, incluindo a participação das 26 capitais dos estados, além de grandes e médias cidades brasileiras.

As duas instituições têm trabalhado conjuntamente no projeto “Ruas completas”, cujo objetivo é desenvolver e incentivar ações de planejamento urbano orientado à sustentabilidade nas cidades. Neste contexto, foram realizados workshops nas cidades de São Paulo, Porto Alegre, Recife, Fortaleza, Campinas e Juiz de Fora, entre outras. “Fomos convidados a participar do workshop que ocorreu aqui em Juiz de Fora e, desde então, temos trabalhado conjuntamente na construção do projeto de extensão por mim coordenado”, ressalta Lima.

A UFJF será a primeira universidade a se associar às atividades da FNP e da WRI neste contexto. “Com a assinatura do acordo, a UFJF passará a ser a primeira universidade a se vincular oficialmente e de maneira mais intensa às atividades do projeto “Ruas completas”. Este pioneirismo, para nós, é de grande importância, pois sinaliza a capacidade de realização e o compromisso que nós temos com o ensino, com a pesquisa e com a extensão de qualidade na FAU”, finaliza Lima.

Outras informações: (32) 2102-6307 (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo)