36410179743_4ece38a38f_z

Anderson Almeida defendeu a tese “O significado da má oclusão e do tratamento ortodôntico para escolares adolescentes na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais”, no dia 14 de setembro na UFJF (foto: Twin Alvarenga/UFJF)

Uma tese de doutorado desenvolvida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) verificou que adolescentes relacionam o uso do aparelho ortodôntico a questões de aceitação social e status econômico. A pesquisa foi apresentada pelo acadêmico Anderson Barbosa de Almeida, ao Programa de Pós-Graduação em Saúde.

O pesquisador constatou, inicialmente, a necessidade do acompanhamento de profissionais habilitados para colocação, ativação e avaliação do uso do aparelho. Segundo Anderson, o tratamento ortodôntico tem um impacto significativo na qualidade de vida e na autoestima dos adolescentes, com implicações sociais, emocionais e comportamentais.

O acadêmico explicou que “uma pesquisa qualitativa foi realizada através da análise de conteúdo de dados coletados de 142 adolescentes, de 12 a 15 anos de idade, 23 do gênero masculino e 48 do feminino, estudantes de 8 escolas, sendo 4 públicas e 4 particulares. Os métodos de pesquisa utilizados foram a TALP (Técnica de Associação de Palavras) seguido de oito grupos focais com 71 desses alunos.”

Anderson destacou, ainda, que o aparelho ortodôntico fixo tem um impacto positivo imediato na aparência e é um fator importante nas relações entre os adolescentes brasileiros, particularmente, devido a sua associação com o status social. Na opinião do pesquisador, a compreensão dos aspectos de comportamento social envolvidos no tratamento ortodôntico é fundamental para a relação clínica entre paciente e profissional.

A professora orientadora da tese, Isabel Cristina Gonçalves Leite, enfatizou que “cabe lembrar que o público adolescente é um dos principais alvos de trabalho de ortodontistas e torna-se não somente curioso, mas importante para nortear a educação em saúde reconhecer como essa intervenção terapêutica é vista por essa parcela da população.”

Contatos:
Anderson Barbosa de Almeida (doutorando)
anderjfalmeida@gmail.com

Isabel Cristina Gonçalves Leite (orientadora – UFJF)
Isabel.leite@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Prof(ª) Dr.(ª) Isabel Cristina Gonçalves Leite – (UFJF)
Prof. Dr. Sérgio Murta Maciel – (UFJF)
Prof. Dr. Leandro Silva Marques – (UFVJM)
Prof.(ª) Dr.(ª) Glória Fernanda Barbosa de Araújo Castro – (UFRJ)
Prof(ª) Dr.(ª) Janice Simpson de Paula – (UFMG)

Outras informações: (32) 2102 – 3848 – Programa de Pós-Graduação em Saúde