mestrado enfermagem

Jordana acredita que a dissertação serve de fundamento para a prática da Enfermagem (foto: arquivo pessoal)

Um estudo realizado pela mestranda em Enfermagem da Universidade Federal de Juiz de Fora, Jordana Aparecida de Paula, discute se os adolescentes conhecem e se exercem hábitos saudáveis. A pesquisa resultou na dissertação “Cuidado de si do adolescente no contexto da promoção à saúde”, defendida no dia 22 de agosto.

O interesse de Jordana pelos adolescentes surgiu ainda na graduação em Enfermagem, quando realizou atividades com crianças e jovens de diferentes contextos socioeconômicos. “Percebi que o adolescente tem muito acesso à informação hoje em dia e me perguntava por que essa população ainda tem atitudes não saudáveis.”

Jordana entrevistou 17 adolescentes, com idades entre 15 e 18 anos, alunos do Instituto Estadual de Educação. Em suas questões, investigou se os jovens são conscientes dos cuidados que devem ter com a saúde e se cumprem hábitos saudáveis. “Identificamos que os adolescentes têm compreensão das suas necessidades para se manter saudável. Eles sabem que devem cuidar da alimentação, não usar bebida alcoólica, não fumar, que precisam fazer atividade física, mas também admitem que comem besteira, fritura e têm outros hábitos que não são saudáveis. Então, há uma ambiguidade”, analisa Jordana.

mestrado enfermagem

Jordana e a orientadora, professora Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, após a defesa da dissertação (foto: arquivo pessoal)

A acadêmica acredita que o estudo serve de fundamento para a prática da Enfermagem. “O enfermeiro tem que aproveitar o conhecimento que o adolescente tem da necessidade da promoção à saúde e realizar atividades para que haja a mudança de postura. Um adolescente que pressupostamente não se cuida, é considerado revoltado, se muda de hábitos, tende a ser um adulto com qualidade de vida melhor, reduzindo risco de diabetes e hipertensão, por exemplo.”

A orientadora do estudo e pró-reitora de Graduação da UFJF, Maria Carmen Simões Cardoso de Melo, considera que o trabalho traz subsídios para a prática da Enfermagem junto ao adolescente. “Há no sistema de saúde uma carência da atuação específica do enfermeiro para o público adolescente. Seja nos hospitais, na escola, é preciso uma ação embasada para promover a saúde dessa população de forma mais sólida.”

Contatos:
Jordana Aparecida de Paula – (mestranda)
jordanaaparecida@ymail.com

Maria Carmen Simões Cardoso de Melo – (orientadora -UFJF)
maria.carmen@ufjf.edu.br

Banca examinadora:
Profa. Dra. Maria Carmen Simões Cardoso de Melo (UFJF – orientadora)
Profa. Dra. Zuleyce Maria Lessa Pacheco (UFJF)
Profa. Dra. Ívis Emília de Oliveira Souza (UFRJ)

Outras informações: (32) 2102 -3297 – Programa de Pós-graduação em Enfermagem