Famílias dançam e interagem com a "Contação de Histórias" da professora Nilcéia Braga (Foto: Victor Marcelino)

Adultos e crianças dançam e interagem com a “Contação de Histórias” da professora Nilcéia Braga (Foto: Victor Marcelino)

O campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) contou com pessoas de todas as idades que se divertiram com muitas brincadeiras, músicas e contação de história, além de alguns projetos de extensão que também ofereceram serviços como higiene bucal e aferição de pressão.

Azelino Ferreira, pai do Davi, de 2 anos, morador no bairro Bandeirantes, falou sobre a importância de ter um espaço como a Universidade para que as crianças possam se divertir ao ar livre: “Acho que o mais importante é o fato de morarmos em apartamento, então convivemos com pouco espaço, quase que um confinamento mesmo. É muito bom poder trazer os nossos filhos para um lugar com tantas opções de lazer e que tem várias outras crianças.”

Cláudio Rebello e o filho Miguel  saem da Zona Norte para se divertirem no Domingo no Campus (Foto: Victor Marcelino)

Cláudio Rebello e o filho Miguel saem da Zona Norte para se divertirem no Domingo no Campus (Foto: Victor Marcelino)

Outro pai que sempre leva os filhos, Miguel de 6 anos e Davi de 3, ao Domingo no Campus é Cláudio Rebello, que mora no bairro Cidade do Sol. “Os meninos conseguem interagir com o espaço e com outras crianças. São muitas atividades e brincadeiras interessantes. Acho que vale muito a pena vir, mesmo para nós que saímos lá da Zona Norte. Mas eu faço questão de comparecer sempre que tem.”

Além das brincadeiras, as oficinas de vôlei, artesanato e de bordado também contaram com muitos participantes. Um deles foi o estudante de Geografia da UFJF, João Gabriel da Silva, morador do São Pedro. “Eu vim pela primeira e, quando vi a oficina de bordado, logo me interessei por ser uma novidade para mim, algo que nunca fiz. Aprender aqui pode me ajudar bastante, já que moro sozinho.”

João Gabriel, estudante  de Geografia da UFJF, escolheu a oficina de bordados (Foto: Victor Marcelino)

João Gabriel, estudante de Geografia da UFJF, escolheu a oficina de bordados (Foto: Victor Marcelino)

Neste domingo, alguns projetos de extensão também ofereceram serviços aos presentes. Alunos do curso de enfermagem realizaram avaliação dos parâmetros cardiovasculares e deram instruções básicas de cuidados com a saúde.  Já o Pró-Saúde, projeto desenvolvido pela faculdade de Odontologia da UFJF, ensinou as crianças a escovarem os dentes de forma correta, usando jogos de tabuleiro.

Neire Lorini, que mora no bairro Aeroporto, é comerciante e mãe da Salwa, de 5 anos, ressaltou a importância dos projetos de extensão da UFJF: “Eu gostei muito do stand do Pró-Saúde, pois minha filha pôde entender o que são as cáries e, até mesmo, a gengivite. Assim, conseguiu aprender sobre a importância da escovação dos dentes.”

No fim, o baile da criançada trouxe músicas das décadas de 80 e 90 e fez com que muita gente se lembrasse da infância.

O Domingo no Campus é um projeto de extensão da UFJF, com recursos de emenda parlamentar da ex-reitora e atual deputada federal Margarida Salomão.