Crianças se divertem com música e contação de histórias (Foto: Victor Marcelino)

Crianças cantam e se divertem no Domingo no Campus (Foto: Victor Marcelino)

Neste domingo, 3, acontece mais um Domingo no Campus na Praça Cívica da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Além das brincadeiras e atividades de cultura e lazer, esta edição conta com projetos de extensão de várias faculdades. Devido à “Corrida da Faefid”, o início das atividades será às 10h30.

A coordenadora de Ações de extensão, professora Fernanda Cunha Sousa, ressalta a importância da parceria entre o Domingo no Campus e os projetos de extensão desenvolvidos na UFJF: “nós já vínhamos conversando com a Diretoria de Imagem Institucional sobre uma forma de integrar as ações de extensão com o Domingo no Campus. O que nos motivou ainda mais foi a possibilidade de aproveitarmos essa população que vem para outras atividades e mostrarmos um pouco do que é feito pelos professores, técnicos e estudantes extensionistas da UFJF. É um dever nosso e uma oportunidade.”

Além do Pró-Saúde, que  retorna nesta edição, a Faculdade de Odontologia também estará representada pelo grupo Escovação, que tem como objetivo o tratamento bucal por meio da ludoterapia, utilizando brincadeiras para ensinar e tratar as crianças.

A Faculdade de Direito vai prestar auxílio jurídico com dois projetos de extensão. O “Tela Jurídica”, com o trabalho de inclusão jurídica das pessoas com deficiência; e o “Moradia Legal” para a regularização de imóveis em bairros do entorno da cidade.

O “Recicla UFJF”, projeto multidisciplinar que presta assessoria jurídica e coletiva para os grupos de reciclagem em Juiz de Fora, vai tratar da questão da coleta seletiva e da educação ambiental para o entorno da Universidade. Além disso, os participantes poderão fazer testes cardiovasculares. Os exames serão avaliados pelos alunos do curso de Enfermagem.

Outra atração será a participação da ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei e medalhista olímpica, Márcia Fu, que vai unir recreação e alguns fundamentos para passar noções do esporte na Praça Cívica da UFJF.

As atividades dos projetos de extensão ocorrem paralelamente à programação, que conta com brincadeiras, contação de histórias e oficinas de artesanato, bordado e de alongamento, além de muita música para animar o domingo.

O Domingo do Campus é um projeto de extensão da UFJF viabilizado com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão.

Confira a programação completa:

10h30 – DJ Pedro Paiva (Vinil é Arte)
12h00 – Nilcea Braga e Paula Grazinoli (Contação de história)
12h45 – Tânia Bicalho (Música Popular Nutritiva)
13h30 – DJ Pedro Paiva (Baile da Criançada)

Atividades no Campus (das 10h30 às 14h):

– Projetos de extensão da UFJF;
– Montagem e diversão com brinquedos recicláveis;
– Jogos de rebater, bola, futebol de botão e de prego, e resgate de brincadeiras de rua;
– Ginástica e alongamento para a terceira idade;
– Oficinas de artesanato e bordado.