Cláudio Gurgel, professor da UFF: "O problema fundamental é a predominância da ideia de que os estudantes em administração estão sendo formados para o mercado" (Foto: Alexandre dornelas

Cláudio Gurgel, professor da UFF: “O problema fundamental é a predominância da ideia de que os estudantes em administração estão sendo formados para o mercado” (Foto: Alexandre dornelas

O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Cláudio Gurgel, fez a palestra de abertura da 1ª Semana da Administração da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na terça-feira, 18. O tema da exposição foi a formação do administrador no Brasil. Gurgel é uma referência na área e é ex-diretor de Planejamento Nacional do Serviço Social do Comércio (Sesc).

Para o professor, a formação em Administração tem uma influência na sociedade por conta do número de alunos inscritos. Segundo Gurgel, são mais de dois mil cursos no Brasil, o que equivale a 10% dos cursos existentes no país, mas há problemas. O principal deles, na visão de Gurgel, é a introdução da lógica do mercado nas unidades acadêmicas.

“O problema fundamental é a predominância da ideia de que os estudantes em administração estão sendo formados para o mercado. Isso é um problema muito sério, porque eles são reduzidos a uma mercadoria. E, na verdade, o que os formandos deveriam estar fazendo é se preparando para a sociedade. Portanto, não receber apenas uma formação técnica e instrumental, mas uma formação nas Ciências Sociais, a que pertence a área de Administração”, afirma, sinalizando que esse tipo de formação afeta ainda a competência profissional e a ética do aluno.

Para resolver essa e outras questões, as soluções podem ser encontradas na Economia e na Política. Cláudio Gurgel acredita que os problemas da sociedade brasileira também podem ser percebidos nessas duas áreas que se inserem no curso. “Não são criados pela Administração, que apenas acompanha esses problemas. No campo da Economia, o Brasil está regredindo, desde a pauta primária até o problema da escravidão contemporânea. Hoje nós temos no Brasil, mais de 200 empresas que têm trabalhadores sob regime de escravidão. Esse retrocesso na economia é acompanhado pelo retrocesso na política”.

As palestras e minicursos da Semana da Administração seguem até sexta-feira, 22 e é organizado pelo Diretório Acadêmico da Administração. Confira a programação completa na página do D.A. no Facebook.

Outras informações: (32) 2102-3521 – Faculdade de Administração e Ciências Contábeis

Assine a newsletter da UFJF e receba todas as informações sobre o que ocorre na Universidade, como eventos, concursos, pesquisas e bolsas. Clique aqui para assinar

É estudante, TAE ou professor? Já é utilizado o e-mail informado no Siga para o envio dos boletins informativos do Estudante e do Servidor.