Crianças e adolescentes assistidos pelo Instituto Dom Orione visitaram o campus da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) nesta terça-feira, 11. A visita faz parte do projeto Campus Tour, que integra o Programa Boa Vizinhança, coordenado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex).

Os jovens que residem no Bairro Dom Bosco, comunidade vizinha ao campus, tiveram a oportunidade de conhecer uma equipe de competição sediada na Faculdade de Engenharia, a Supernova Rocketry – especializada em foguetes. No tour, olhos e ouvidos atentos e curiosos sobre como os dispositivos funcionam. Ao final, os alunos da equipe dispararam alguns dos foguetes desenvolvidos pelo grupo.

(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Grupo conheceu professores e estudantes da Supernova Rocketry, baseada na Faculdade de Engenharia, e puderam conhecer como funcionam alguns dispositivos (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

“Foi muito bom. Aprendemos coisas novas. Nunca vi isso antes, achei muito legal. E espero vir mais vezes, conhecer mais coisas”, contou o jovem Rafael Mendonça de Souza, de 14 anos. Opinião compartilhada por Renan dos Santos Pereira da Silva, 10: “Já visitei duas vezes o campus. Primeiro, na Robótica e agora vi os foguetes. Foi bom”, conta.

De acordo com um dos idealizadores do projeto, o professor do Departamento de Turismo do Instituto de Ciências Humanas (ICH), Edwaldo Sérgio dos Anjos Júnior, o objetivo do projeto é tornar o espaço da Universidade acessível a esses jovens, que em alguns casos, frequentam o campus, mas são estigmatizados. “Que eles possam perceber que a Universidade é um espaço de possibilidades e retomá-la como espaço de sonhos. E podem perceber que aqui é ambiente deles porque são bem recebidos e não taxados de forma negativa. Na medida em que isto acontece, podem pensar como futuramente serão acolhidos novamente, dessa vez como estudantes”, afirma.

O professor conta que os passeios serão sempre pedagógicos. A ideia nasceu de uma inquietação de Júnior. “Eu via os meninos do Dom Bosco nadando no lago do campus e em seguida, ao conversar com pessoas da Universidade, ouvia menções estigmatizantes sobre os jovens, sobre bagunça, sobre como dão trabalho para os seguranças, e aquilo me causava um desconforto”, relata.

Diferencial da formação

(Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

Para os coordenadores e bolsistas do projeto Campus Tour, iniciativa traz uma experiência transformadora tanto para os meninos assistidos quanto para professores e alunos da Universidade (Foto: Gustavo Tempone/UFJF)

O Campus Tour atende jovens do Instituto Dom Orione, com idades entre 6 e 16 anos. Uma van transporta as crianças e adolescentes na ida e na volta à Universidade. Segundo a professora Monalisa Alves, também do Departamento de Turismo do ICH e coordenadora do projeto, muitas impressões podem ser colhidas no caminho.

“Eles estão muito empolgados. Da outra vez um jovem falou que queria fazer Engenharia. Eles foram comentando na van: ‘Ah, e se puder ir no espaço, se puder entrar no foguete?’ Então eles começam a ter essa interação e conhecimento dos equipamentos da Universidade, que às vezes passam completamente despercebidos”, conta, sinalizando que a conversa também serve para apurar quais são os locais de interesse dos jovens dentro da UFJF.

Para a bolsista do projeto, Mariana Gomes, participar da iniciativa é uma experiência transformadora. A jovem cursa Bacharelado Interdisciplinar em Ciências Humanas e avalia que o contato com uma realidade diferente é um acréscimo significativo à formação. “E no lado pessoal também é importante. São meninos de uma realidade muito diferente da que a gente tem. Desde o que a gente vive no Instituto Dom Orione com eles até aqui representa um crescimento pessoal muito grande”, afirma.

Do mesmo bacharelado, a bolsista Vitória Camillo da Silva Maurício se sente ainda mais gratificada como mulher negra ao ter esse contato com os jovens. “Eu sinto que é como se a gente fizesse uma ponte. A gente está dentro dessa realidade, mas criando um meio para que essa realidade se expanda. Enquanto mulher negra, para mim, foi maravilhoso. A gente está lidando diretamente com meninos negros de baixa renda, que sofrem com a exclusão social. Então abrir essa possibilidade de diálogo entre a Universidade e uma comunidade aqui do lado é ótimo.”

A previsão é de que as visitas ao campus da UFJF sejam quinzenais, incluindo diversos cursos e departamentos. Professores e alunos interessados podem entrar em contato com o idealizador através do e-mail edwaldo.anjos@ufjf.edu.br.

(32) 2102-3971 – Pró-reitoria de Extensão