3-MUSICA_UFJF_Arte_Paula_Januzzi_UFJF

São oferecidas habilitações em cravo, flauta universal, violão, violino, violoncelo e educação musical (Arte: Paula Januzzi/UFJF)

Foram abertas nesta segunda-feira, 4, as inscrições para o Vestibular de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Elas devem ser feitas exclusivamente online,  até às 18h do dia 29 de setembro, no site da Comissão de Processos Seletivos (Copese). Confira o editalEsta edição oferece 35 vagas para o curso, sendo 15 para bacharelado e 20 para licenciatura. 

São cinco bacharelados disponíveis para ingresso em 2018: Flauta Transversal; Violão; Violino; Violoncelo e Composição. Não haverá seleção para Canto e Piano. 

Caso o candidato escolha licenciatura, todos os aprovados no vestibular cursam um ano de Educação Musical Escolar. Após esse período, decidem qual habilitação cursar, concorrendo às vagas de Canto; Cravo; Flauta Transversal; Piano; Violão; Violino ou Violoncelo.

Para se inscrever, o candidato deve acessar o  site da Copese, realizar a inscrição no link indicado e imprimir a Guia de Recolhimento da União, referente à taxa de inscrição, no valor de R$ 50. O pagamento deve ser feito até 20h do dia 29 de setembro, exclusivamente no Banco do Brasil.

Isenção da taxa de inscrição
Os candidatos que quiserem solicitar isenção da taxa devem fazer o pedido no ato da inscrição on-line, no site da Copese, até às 15h do dia 11 de setembro. Não serão aceitas solicitações de isenção por quaisquer outros meios. Os pedidos de isenção podem ser feitos de duas formas: via CadÚnico, informando o Número de Identificação Social (NIS); ou pelos critérios da Lei 12.799/2013, desde que possua renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e que tenha cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública ou recebido bolsa total em escola da rede privada. Essa condição serve apenas para os pedidos de isenção.

Habilidade específica
Os candidatos ao Vestibular de Música devem fazer duas provas de habilidade específica: “Teoria e percepção musical” e “Prática musical”. A primeira acontece no dia 22 de outubro e a segunda nos dias 24 e 25 do mesmo mês.

Sistema de cotas
O Vestibular de Música conta com sistema de cotas semelhante ao aplicado no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2018, reservando 50% das vagas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Nesse caso, não se aplicam às escolas filantrópicas, telecursos, nem bolsistas de escolas privadas. O restante de vagas é destinado para a ampla concorrência, denominado Grupo C. Dentro do total de cotistas oriundos das escolas públicas, há oito grupos – A; A1; B; B1; D; D1; E; e E1 – diferenciados por renda, raça ou grupo étnico e deficiência.

O Grupo A é formado por candidatos autodeclarados pretos, pardos ou indígenas, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo. O grupo A1 é para candidatos com deficiência, que tenham as mesmas características dos candidatos do Grupo A.

O Grupo B é formado por candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, não autodeclarados pela cota racial; enquanto o Grupo B1 é para candidatos com deficiência, não optantes pelas cotas raciais e com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo.

O Grupo C é dedicado à ampla concorrência: candidatos que se inscrevem independente da declaração de renda, escola, cor, origem racial ou deficiência.

O Grupo D é para aqueles que se declaram pretos, pardos ou indígenas, independente da renda. O Grupo D1 para candidatos optantes pelas cotas raciais, que têm alguma deficiência, mas que não comprovam renda máxima.

O Grupo E é para candidatos que estudaram em escola pública, mas não autodeclarados pela cota racial; nem comprovam renda máxima. O Grupo E1 é para candidatos com as características do Grupo E, mas que têm alguma deficiência.

Nome social
Outra novidade nesta edição é que os candidatos travestis ou transexuais podem solicitar a inscrição com uso do nome social, pelo qual preferem ser chamados cotidianamente e que reflete sua identidade de gênero. A opção respeita o Decreto 8.727/2016 da Presidência da República e a Resolução 04/2017 do Conselho Superior (Consu) da UFJF. Para usar o nome social, é necessário solicitar o atendimento por meio de formulário próprio disponibilizado no  site da Copese até às 15h de 29 de setembro. Os solicitantes deverão encaminhar à Copese o formulário preenchido, acompanhado de cópia do documento de identidade em uma das três formas: Pelos Correios, para Universidade Federal de Juiz de Fora – Coordenação Geral de Processos Seletivos – Copese, Avenida Presidente Costa e Silva, 1518 – 2º andar, Bairro São Pedro, Juiz de Fora – MG, CEP 36037-000, com a inscrição “Assunto: Solicitação de Uso de Nome Social” do lado de fora do envelope, com data de postagem até 29 de setembro; pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Juiz de Fora, no prédio da Reitoria, de segunda a sexta, das 8h às 18h; pessoalmente, na Central de Atendimento do Campus Governador Valadares, no Centro, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

Os candidatos menores de 18 anos devem completar o formulário com as assinaturas dos pais ou responsável, com cópia de documento de identidade do responsável. O formulário será analisado para deferimento.

Nota do Enem
Para fins de aprovação e classificação dos candidatos, a UFJF utilizará as notas do Enem 2017 no Vestibular de Música.

A classificação final se dará em ordem decrescente do somatório das notas do Enem, em cada um dos grupos. Para desempate são cumpridos os seguintes critérios: Maior nota nas competências e habilidades “Ciências Humanas e suas tecnologias”; maior nota nas competências e habilidades “Linguagens, códigos e suas tecnologias”; maior nota na “Redação”; maior nota nas competências e habilidades “Matemática e suas tecnologias”; maior idade; sorteio.

Só são consideradas as notas fornecidas oficialmente à Copese pelo Ministério da Educação.

Resultados
O resultado da prova de habilidade específica para o curso de Música será divulgado em 31 de outubro.

O resultado final do Vestibular de Música será divulgado no dia 8 de fevereiro de 2018.

Outras informações:
(32) 2102-3755/3738 (Copese-UFJF)