Entre 14 e 18 de agosto, o Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) torna-se palco da 2ª Mostra de Cinema e Audiovisual do IAD (Mocina). O evento conta com programação diversificada, com debates, apresentações e a exibição de 25 trabalhos audiovisuais produzidos por universitários. Nesta edição, estudantes de todas as instituições de ensino superior de Juiz de Fora puderam se inscrever.

Este ano, a mostra contabilizou 54 produções inscritas;  entre elas, foram selecionados 25 filmes. Os jurados avaliarão os seguintes formatos audiovisuais: “Documentário”, “Experimental” e “Ficção”, além deles, também haverá o júri popular.

Entre os temas abordados nas produções, serão apresentados quatro títulos que retratam desde a questão da sexualidade na terceira idade à violência contra a mulher. Serão também exibidos filmes produzidos por mulheres, perpassando o debate sobre um mundo onde a mulher ganha cada vez mais espaço, em meio a tantos preconceitos e desigualdades. Filmes experimentais, ficcionais e documentários encerram a mostra competitiva, perpassando temáticas de conflito de gerações a dramas pessoais.

De acordo com uma das produtoras do evento, Renata Dorea, o festival é uma possibilidade de exibir os trabalhos, debatê-los e sentir a resposta do público. “É o momento de trazer suas principais inquietações a respeito de como produzir um filme. Deste modo, ao propormos um evento anual, muitos alunos utilizam o festival como fomento para suas primeiras produções e experimentações audiovisuais, criando um fluxo de realizadores que tomam coragem para tirar os filmes da gaveta.”

Em sua segunda edição, a Mocina expandiu para todos os universitários de Juiz de Fora. “Desta forma, uma mostra de filmes, inicialmente exclusivamente com filmes do Instituto de Artes e Design, passa a receber alunos de outras instituições, fazendo com que os participantes façam contatos e debatam sobre suas experiências cinematográficas”, aponta Renata sobre a importância desse evento para a UFJF.

A mostra será aberta com o cine-concerto do filme Alexander Nevsky (1939), com regência do professor Willsterman Sottana, executado pelo Coro Acadêmico do Departamento de Música do Instituto. Além disso, com o objetivo de fomentar o debate sobre as mulheres que fazem cinema no Brasil contemporâneo, será exibido o curta-metragem “Quem matou Eloá?” que conta com a participação da professora da Faculdade de Comunicação Social, Erika Savernini, e a diretora de Audiovisual, Livia Perez.

A programação completa pode ser conferida aqui.

Sobre a Mocina

Desenvolvida pelo Laboratório de Antropologia Visual e Documentário (Lavidoc), a Mocina propõe ser uma plataforma de difusão das produções cinematográficas realizadas, principalmente, por estudantes de cinema e comunicação de Juiz de Fora. Trata-se de uma mostra competitiva que visa exibir, debater e premiar as produções destaques nas categorias documentário, ficção e experimental, além de citar menções honrosas. A mostra ocorre de 14 a 18 de agosto de 2017, com início às 18h30, e é aberta a toda a comunidade.

Outras informações: Mocina – Mostra de Cinema e Audiovisual do IAD