Coro Acadêmico da UFJF - IAD - Foto Divulgação

Serão selecionados quatro tenores, quatro baixos ou barítonos, três contraltos ou mezzo-sopranos e um soprano (Foto: Divulgação)

O Coro Acadêmico da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)  abriu 12 novas vagas para cantores. São quatro vagas para tenores, quatro para baixos ou barítonos, três para contraltos ou mezzo-sopranos e uma vaga para soprano. As inscrições podem ser feitas gratuitamente através do site do Coro. O prazo de ingresso está previsto para terminar às 23h59 desta quinta-feira, 10. A seleção será feita na sexta-feira, 11, no Instituto de Artes e Design (IAD).

Os interessados já devem ter habilidades vocais desenvolvidas previamente. Mas, de acordo com o professor do Departamento de Música do IAD, coordenador e regente do coro, Willsterman Sottani, saber ou não ler a partitura não é fator determinante na seleção. “O candidato tem que ser capaz de cantar notas longas com afinação estável e notas rápidas com afinação precisa. A pessoa deve cantar com clareza e ter um timbre vocal de forma que a voz faça um amálgama com as dos outros integrantes. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o candidato não precisa saber ler partituras, porque o grupo tem monitores que ajudam na tarefa. É preciso ter musicalidade, ser musicalmente apto. Seja por meio de cursos, seja pela convivência familiar ou meio em que está inserido”, afirma.

Uma vez que seja selecionado, o participante terá acesso a um repertório extenso de música coral de concerto. “É um repertório muito variado de música coral composta desde a Renascença até a contemporaneidade. Eles terão contato com diversos idiomas; hoje trabalhamos com quase dez, além da língua portuguesa. Há lições de técnica vocal, quem não souber ler a partitura também terá contato com a aprendizagem da técnica”, afirma o professor Sottani.

Os encontros do Coro Acadêmico acontecem nas quartas e sextas-feiras, das 9h às 12h, no IAD. Também são necessários mais encontros semanais de 30 a 60 minutos com instrutores. O grupo faz apresentações em horários a serem combinados.

A seleção de candidatos está marcada para sexta-feira, 11, às 10h30, na Sala Maestro Francisco Valle, localizada no IAD. Pessoas de toda a comunidade podem participar. O resultado está previsto para sair na própria sexta, até 15h.

(32) 2102-3350 – Instituto de Artes e Design